Adriano dos Santos, de Itabirito, ganha três medalhas na República Dominicana
Nilton Oliveira, pai e treinador de Adriano dos Santos - Foto: Reprodução
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Adriano Santos (16 anos), de Itabirito (Região Central de Minas), participou de duas importantes competições na República Dominicana (América Central). O “Pan-Americano de Taekwondo 2023” e o “Open República Dominicana”, nos dias 26, 28 e 29 de abril. Ele conquistou as medalhas de bronze no Pan, e ouro e prata no Open. 

Os dois torneios foram organizados pela Pan American Taekwondo Union (PATU), a World Taekwondo Federation (WT) – Federação Mundial de Taekwondo – e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). 

A jornada de Adriano

No Pan-Americano, Adriano já estava classificado para as quartas de final e não participou das oitavas por conta da sua posição no ranking.

Seu primeiro embate foi contra o chileno Nicolas Aceiton, que foi derrotado pelo brasileiro. Nas semifinais, ele enfrentou o mexicano David Valdes, que acabou derrotando o itabiritense.

Diferente dos outros esportes, no Taekwondo no Pan-Americano, quando o atleta é eliminado nas semifinais ele não tem uma luta para disputar o terceiro lugar. Com isso, a medalha de bronze fica com o lutador que perdeu para o campeão do torneio. Nesse caso, Adriano foi eliminado pelo Valdes, que ficou com o ouro.

Sendo assim, o pódio ficou: 1° David Valdes (MEX), 2° Victor Rodrigues (USA) e 3° Adriano dos Santos (BRA). 

Além do Pan-Americano, o itabiritense também disputou outro importante torneio no país caribenho, o “Open República Dominicana”. Esse campeonato conta com pontos importantes para o Ranking Mundial. No dia 28/4, o atleta ganhou medalha de ouro na categoria júnior após uma luta contra um rapaz que estava representando o país sede. Mesmo com o apoio da torcida e da mídia, Adriano não se abalou e venceu por dois rounds a um.

No dia seguinte, 29/4, no mesmo torneio, o brasileiro entrou nos ringues para lutar numa categoria que não é a sua, a categoria dos adultos. O jovem demonstrou muita sabedoria e técnica e chegou a final novamente contra a equipe da República Dominicana. O itabiritense, então, saiu com a medalha de prata.

Por ter ficado no pódio nos dois campeonatos, Adriano agora lidera o Ranking Pan-Americano. Já é a sua oitava medalha em 10 competições internacionais em um prazo de um ano de participação, o que demonstra um grande talento surgindo no cenário mundial do taekwondo.

Leia mais:

Adriano Santos, de Itabirito, é bicampeão de importante campeonato de taekwondo no RJ

Adriano Santos, de Itabirito, é ouro na 1ª etapa do Mineiro de Taekwondo 2023

Adriano conquista duas medalhas em competições na Europa

Taekwondo: atleta de Itabirito faz rifa para lutar no Pan-Americano Júnior, na República Dominicana

Taekwondo: atleta de Itabirito é ouro em SP e conquista vaga para o Pan-Americano em Las Vegas

Itabirito, Cachoeira e Amarantina conquistam medalhas em campeonato de taekwondo no RJ

Confira mais fotos da competição:
Adriano e seu pai, Nilton Oliveira com a medalha de Bronze – Foto:Reprodução
Da esquerda para direita: David Valdes, Adriano dos Santos, Victor Rodrigues e Arturo Hernandez – Foto: Reprodução
Nilton Oliveira e Adriano dos Santos – Foto:Reprodução
Compartilhe:

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.