Adriano (de azul claro): 3º lugar na categoria adulta na França. Foto - Divulgação
Adriano (de azul claro): 3º lugar na categoria adulta na França. Foto - Divulgação
Compartilhe:

Depois de vencer o Pan Am Series III, em São Paulo (SP), e conquistar vaga para representar o Brasil no Pan-Americano de Taekwondo, que acontecerá no mês de março, em Las Vegas, Estados Unidos, Adriano Santos (15 anos), de Itabirito (na Região Central de Minas), foi destaque na Europa.

Ele participou de competições na Sérvia, Romênia e França. E foi neste último país que o jovem conquistou duas medalhas: uma de prata (vice-campeão júnior de até 63 quilos) e uma de bronze. “A medalha de bronze teve algo a mais! Isso porque Adriano competiu na categoria adulta”, disse o técnico e pai de Adriano, Nilton de Oliveira dos Santos.

Adriano (de vermelho) em Paris, onde conquistou duas medalhas. Foto – Divulgação

Único

Segundo o treinador, não se tem registro que outro brasileiro tenha realizado feito semelhante. “Trata-se de uma conquista que colocou Adriano no ranking europeu e mundial e mais que isso: comprova o alto nível que ele e nossa equipe se encontram”, disse, orgulhoso, o pai. Para Nilton, Adriano “é um jovem em formação, mas com potencial de atleta mundial e olímpico”.

O treinador disse ainda que circuito europeu disputado pelo atleta nascido em Itabirito “teve o intuito de dar uma preparação maior para futuros desafios que virão em 2023”.

Adriano, que mora no bairro itabiritense Agostinho Rodrigues e estuda em Ouro Preto, já conquistou vários títulos. Além dos já citados, já foi vice-campeão brasileiro, vice-campeão da Copa do Brasil, foi bronze no Internacional no Rio Open 2022 etc.

Desvantagem

Ao Radar Geral, Nilton afirma que há desvantagem na preparação de brasileiros se comparada a de atletas de outras nações. “Além da estrutura física dos centros de treinamentos, os adversários participam constantemente de competições internacionais. Isso traz vantagem para eles, que adquirem mais rodagem, experiências e aprendizado (…). Por esse motivo, é necessário participar de competições em diferentes países”, afirmou.

Nilton (de roupa social), pai e treinador, sempre presente. Foto – Divulgação

Via-sacra

Rumo às competições na Europa, treinador (pai) e atleta (filho) saíram dia 18/10 de Minas e foram de ônibus, para economizar, até São Paulo. Chegaram em 20/10 em Paris. De trem, foram até Montargis, cidade francesa em que Adriano competiu (dias 22/10 e 23/10) no Solidarity’s Center Open 2022 – torneio que conquistou as duas medalhas.

Pódio da categoria adulta na França: 1° – Iker Abad Exposito (Espanha); 2° – William da Silva (Brasil – atleta da Seleção Brasileira); 3° – Adriano Santos (Brasil) e 4° – Bi Assamoa Michel (Costa do Marfim). Foto – Divulgação

Dia 24/10, eles embarcaram de madrugada para Sérvia. Entre 25/10 a 28/10 e de 1º/11 a 3/11, Adriano teve a oportunidade de estar em um camping de treinamento com um dos melhores técnicos do taekwondo do mundo: Dragan Jović.

No “Servia Open – WT G2”, em 29/10, Adriano ficou em quinto lugar.

A via sacra não para. Eles embarcaram no dia 3/11 para Bucareste (na Romênia) e competiram o “Dracula Open – WT G2”, que aconteceu em 4/11 a 6/11, torneio em que Adriano também ficou na quinta posição.

Os dois retornaram ao Brasil em 8/11. “Adriano descansou uma semana para recuperar algumas lesões e cansaço e iniciamos a preparação para a Copa do Brasil, que aconteceu em Recife (PE). Embarcamos no dia 29/11 e retornamos em 4/12. Em Recife, Adriano foi vice-campeão”, salientou o treinador.

Futuro

Adriano está em busca de futuros patrocinadores para as várias competições que, certamente, participará, bem como poder arcar com despesas essenciais para qualquer atleta de ponta.

Ele treina na Academia Espaço Saúde, que completou 13 anos de atuação em Itabirito, Cachoeira do Campo e Ouro Preto.

O telefone de contato para colaborar e patrocinar Adriano é o (31) 9 8896-4808 (falar com treinador Nilton).

Patrocinadores e apoiadores

Com o patrocínio do Terminal Ferroviário do Bação (TFB) e Grupo Avante (Ferro Puro Mineração), Adriano conseguiu disputar na Europa.

Contudo, houve também apoiadores importantes. “Agradeço a Deus; aos alunos e familiares da Equipe Espaço Saúde; à minha esposa e mestra Adriana Moreira, que preparou e organizou da viagem; à Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais; à Anca Caixa; ao Supermercado Pedrosa; Supermercado Farid; Estúdio Fotográfico Ronan Pedrosa; GMI Distribuidora; Marcenaria Casa Nova; senhor Maurílio; senhora Marlene; vereador Paulinho (Republicanos); secretário municipal de Esportes, Raphael Rondon; e ao prefeito Orlando Caldeira (Cidadania)”, citou Nilton.

Compartilhe:

5 COMENTÁRIOS

Comments are closed.