Doutor Marcelo, infectologista da Prefeitura de Itabirito. Imagem: reprodução de vídeo exibido pela página da Prefeitura no Facebook em 20/03/2020
Compartilhe:

Foi registrada por volta das 12h deste sábado (1º), a sétima morte em Itabirito (na Região Central de Minas) em decorrência de complicações por causa da Covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus). O boletim foi atualizado neste domingo (2).

O nome, bairro e idade da vítima não foram divulgados. Contudo, a informação que se tem é que não se trata da senhora Eliane Aparecida Silva Barbosa (40), mãe da vice-presidente do PCdoB em Itabirito, Júlia Oliveira. Eliane morreu por causa de um câncer na madrugada deste domingo (2).

Até agora, “todas as vítimas da Covid são idosos que tinham comorbidades etc”, disse o infectologista da Prefeitura, Marcelo Araújo (veja o boletim completo no final desta página).

Segundo o Dicio, Dicionário Online de Português, comorbidade é a associação de duas ou de várias doenças que aparecem de modo simultâneo num mesmo paciente. Exemplo: “hipertensão e diabetes são comorbidades ligadas à obesidade”.

Infarto

E por falar em doutor Marcelo Araújo, ele se recupera de um infarto que teve no sábado (25). Inclusive, já voltou ao trabalho.

O médico ficou em recuperação somente nos dias 25, 26 e 27, retornando às atividades, com cautela, na terça-feira (28).

O Radar Geral não conseguiu saber se ele já tinha uma predisposição ao infarto ou se o problema se deu em decorrência do estresse em meio às pressões da responsabilidade de seu cargo na Prefeitura.

Mudança

O infectologista afirmou, em gravação enviada à Comunicação da Prefeitura e repassada ao Radar Geral, que existe a possibilidade de haver mudança no boletim diário que informa como está a situação da Covid-19 em Itabirito. Ele é o principal responsável pelos trabalhos de divulgação dos dados e do controle da pandemia no município itabiritense.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, por enquanto, não haverá modificação no boletim que é publicado diariamente nas redes sociais da Prefeitura. Todavia, o infectologista Marcelo afirmou que a equipe está trabalhando desde terça-feira (28) em uma “orientação para um banco de dados novo para georreferenciamento inclusive”.

“A gente deve ter uma publicação um pouquinho mais completa a partir da semana que vem”, disse o médico referindo-se ao período entre 3 de agosto (segunda-feira) a 7 de agosto (sexta-feira).

Segundo o infectologista, apesar de seu problema de saúde, em nenhum momento houve prejuízo na periodicidade e na qualidade do boletim divulgado pela Prefeitura. “O boletim não é feito só por mim. Os dados e a análise dos dados são trabalhos grandes de equipe”, garantiu o infectologista.

Boletim divulgado pela Prefeitura de Itabirito neste domingo (2)
Compartilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui