Nova secretária de Comunicação da Prefeitura de Itabirito. Foto - Divulgação
Compartilhe:

A Prefeitura de Itabirito está com nova secretária de Comunicação Social desde o dia 2 de julho. Trata-se de Bianca Gallo, graduada em administração pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Segundo a Prefeitura, Bianca acumula experiências no Poder Executivo e também no Legislativo Municipal. “A troca de secretária se deve ao desligamento, por motivos de foro íntimo, da antecessora senhora Marisa Gurgel”, informou o Município.

Comunicação sobre assuntos da pandemia

Há reclamações de usuários do sistema de Saúde e de vereadores de Itabirito no que diz respeito à comunicação quando o assunto é a pandemia, principalmente quanto à divulgação da vacinação para pessoas sem acesso às redes sociais. Contudo, não se sabe se a exoneração de Marisa tem a ver com desgastes políticos.

Vereador Arnaldo durante sua fala. Foto – Comunicação da Câmara de Itabirito

Na reunião da Câmara desta segunda-feira (5/7), o vereador Arnaldo (MDB), da base aliada ao prefeito, disse: “A logística do trabalho de vacinação, na área do Julifest, é muito boa, mas muito boa mesmo! Mas a comunicação está deixando a desejar. Falei outro dia e volto a falar. Recebo a notícia de que a secretária está indo para outra situação. Foi exonerada. Tomara que (a Prefeitura) consiga nomear alguém que tenha conhecimento, com expertise ‘nisso aqui’ (assuntos relacionados à pandemia) porque a comunicação é tudo. A comunicação, principalmente para essa situação, está muito precária. Pessoas com comorbidades perguntam, até hoje, se elas têm que vacinar. (São pessoas que) já deveriam ter tomado a segunda dose. Para quem está no Centro, no miolo, para quem está conectado nas redes sociais, está muito fácil. Mas para quem está em bairros mais distantes, não está chegando essa informação. É preciso que a informação seja mais ágil (…). Mas uma coisa nós precisamos entender, e não posso acreditar que seja uma questão política: Ouro Preto está vacinando até quem tem 42 anos, e nós (Itabirito) estamos nos 58, 59 anos. Belo Horizonte vai vacinar pessoas com 47, 46 anos. Inclusive por falta de comunicação, (Itabirito) teve que fazer quase que um apelo nas redes sociais, com todo mundo divulgando, pedindo pelo amor de Deus para vacinar (…). Acreditando que com a troca da secretária, quem sabe possa acertar? A gente espera que dê certo!”.             

Resposta da ex-secretária

Perguntada se sua saída tem a ver com rusgas políticas, por meio de mensagem, a ex-secretária Marisa Gurgel disse: “A minha saída foi por motivos pessoais. Assuntos políticos, por gentileza, procure a chefia de Gabinete da Prefeitura, que é o fórum adequado para tratar do assunto”.

Ex-secretária Marisa. Foto – Reprodução

Resposta da Prefeitura

“No tocante às estratégias de Comunicação relacionadas à Covid-19, a Prefeitura ressalta que, a exemplo do protocolo adotado pela antecessora, a nova secretária manterá permanente diálogo com a Secretaria de Saúde a fim de garantir agilidade e transparência a todo o processo de divulgação, pautando-se sempre no interesse da coletividade e na busca do constante aprimoramento”, informou a Prefeitura.

Troca de secretários em Itabirito

Desde que o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) assumiu em seu segundo mandato, foram seis exonerações (duas na Comunicação, e uma nas pastas de Urbanismo, Obras Assistência Social e Segurança e trânsito), bem como uma substituição (o secretário que era de Urbanismo deixou a pasta e assumiu Obras).

Compartilhe: