O atleta de taekwondo Adriano Santos (de 16 anos), de Itabirito (Região Central de Minas), conquistou a medalha de prata no “WT President’s Cup Pan America 2023”, que aconteceu no sábado (23/9), na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Anteriormente, em abril deste ano, o lutador faixa preta conquistou, na República Dominicana (América Central), a medalha de bronze no “Pan-Americano de Taekwondo 2023”, além da de ouro e de prata no “Open República Dominicana”.
Promovida pela The Pan American Taekwondo Union (Patu), entidade filiada a WT (Word Taekwondo), o President’s Cup foi uma competição internacional que teve a participação de atletas de 29 países (como Estados Unidos, Canadá, Hungria, Costa Rica, México, Canadá, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Peru e, é claro, Brasil) e reuniu alguns dos grandes campeões da luta no mundo.
“Completamos agora 11 competições internacionais e nove medalhas: três ouros, três pratas e três bronzes. Adriano continua sendo top 1 do ranking pan-americano na categoria Júnior”, disse o pai e treinador do atleta, Nilton Oliveira.
O treinador disse que o objetivo é sempre a medalha de ouro. “Mas estou feliz, pois esse campeonato é muito difícil e concorrido. Nós combatemos com equipes com estrutura e recursos financeiros bem maiores e superamos várias delas”, disse o treinador.
A conquista de Adriano no President’s Cup (evento que normalmente acontece nos Estados Unidade e pela 1ª vez se deu o Rio de Janeiro) valeria uma vaga no Pan-Americano Júnior de Taekwondo 2024. Contudo, como Adriano estará com 18 anos no ano que vem (o aniversário dele é em 15/11), ele não poderá mais disputar como juvenil, somente como adulto. Entretanto, a conquista do itabiritense, vale sim, pontos no ranking mundial. “Vamos tentar entrar no Pan-Americano de outras formas. Adriano tinha que disputar mais competições pelo mundo afora, só não faz isso por falta de dinheiro”, lamentou o treinador.
“No Rio de Janeiro, fomos passando os combates e chegamos a mais uma final. Empatamos os dois rounds e por critérios de desempate, a vitória foi dada ao adversário chileno”, contou o pai.
Nilton agradece à sua esposa e mãe de Adriano, a mestra Adriana Moreira, e à equipe de profissionais: @alex.ribeirodosreis, @ju_nogueirasantilli, @jnilpsicosta, bem como os parceiros de treino: @reginaldo_2bt, @clayton2bt, @dilsin_tkd, @timealpha.glaudison, @luiz.augustotkd, @larapeixoto_tkd, @eduardaa_.vitoria, “além da TC Idiomas, à Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais, na pessoa do presidente grão-mestre Marcelino e ao mestre Marcelo Barros, técnico do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG”, finalizou o treinador.
Leia mais:
– Adriano Santos, de Itabirito, ganha ouro, prata e bronze na República Dominicana
– Adriano Santos, de Itabirito, é bicampeão de importante campeonato de taekwondo no RJ
– Adriano Santos, de Itabirito, é ouro na 1ª etapa do Mineiro de Taekwondo 2023
– Taekwondo: Adriano Santos, lutador de Itabirito, conquista 2 medalhas em competições na Europa
– Taekwondo: atleta de Itabirito faz rifa para lutar no Pan-Americano Júnior, na República Dominicana
– Taekwondo: atleta de Itabirito é ouro em SP e conquista vaga para o Pan-Americano em Las Vegas
– Itabirito, Cachoeira e Amarantina conquistam medalhas em campeonato de taekwondo no RJ