EXCLUSIVO – No carro alvejado na BR-356, na localidade de Coelhos, em Ouro Preto (MG), na tarde de 26/12, ao que tudo indica, havia pessoas que entraram na trágica situação por engano. Um deles era Edmundo dos Santos Souza (de 57 anos). Trata-se da vítima que não resistiu aos ferimentos e morreu.
A morte foi constatada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito – a cerca de 12 km do local do crime.
Edmundo era soldador, nascido em Entre Rios (Bahia), morava em Itaúna (MG) – onde trabalhava na construção de um gasoduto há cerca de 8 meses. Foi sepultado em sua cidade natal.
A perda causou grande comoção em Entre Rios. O assassinato (muito provavelmente, acontecido por engano) cujos autores são traficantes da cidade de Mariana (MG) gerou rumores maldosos – e só o tempo fará com que a verdade prevaleça.
VEJA VÍDEO AO FINAL DA MATÉRIA
Na apuração do fato, o Radar Geral conversou com familiares, amigos, conterrâneos e colegas de trabalho. Para todos, Edmundo era um homem de qualidades inquestionáveis.
Quando adolescente, Edmundo perdeu o pai, e teve de cuidar de seus nove irmãos. “A mãe dele fazia a marmita para ele trabalhar, e Edmundo deixava a metade para os irmãos”, disse um conterrâneo ao dar um pequeno exemplo do tipo de pessoa que Edmundo era.
Um misto de bom pai, bom irmão, bom filho, bom trabalhador e bom amigo: esse era Edmundo. Muito provavelmente, a Polícia Civil, que investiga o caso, deve chegar à conclusão de que Edmundo foi morto por engano.
O DIA DO CRIME
Edmundo foi passar o Natal em Mariana na casa da mãe de um amigo (amigo esse que mora em Belo Horizonte). No retorno à capital mineira, eles pegaram um carro via BlaBlaCar.
Os dois entraram no automóvel no Terminal Turístico, no Centro marianense. Na sequência, o motorista pegou outros dois passageiros na Rodoviária da cidade. Estes dois eram os prováveis alvos dos traficantes.
Edmundo se sentou no banco da frente “por estar mais gordinho”, disse o amigo ao Radar Geral.
Após notarem que estavam sendo seguidos por uma moto com duas pessoas, de repente, perto da entrada de Maracujá, no subdistrito de Coelhos, próximo ao distrito de Amarantina, o carro foi alvo de inúmeros tiros.
“Eu achei que eu fosse morrer (…). Estanquei o sangue do motorista, que foi acertado na barriga e, de raspão, no pescoço. Só dessa forma, ele conseguiu chegar à UPA de Itabirito (…). Edmundo levou um tiro no peito. E eu, de raspão, na perna (…). Sangue de Jesus! Estou sem chão, ainda sem acreditar. Não poderia imaginar que uma coisa dessas pudesse acontecer”, disse o amigo de Edmundo.
MARCAS DE TIROS NO CARRO EM QUE EDMUNDO ESTAVA – FOTOS CEDIDAS AO RADAR GERAL
REFERÊNCIA
“Ele nunca mexeu com droga. Não gostava nem que fumassem perto dele. Foi ele que cuidou da gente quando o meu pai morreu”, disse, de Entre Rios, um dos irmãos de Edmundo.
“Era uma cara excepcional, discreto, não gostava de barzinhos, tinha amor e respeito pela família. Era muito querido na empresa (em Itaúna) e em Entre Rios. A morte dele trouxe sofrimento e comentários maldosos. De certa forma, nós conseguimos ‘blindar’ a idosa mãe dele das mentiras que estavam sendo ditas a respeito do filho dela. As informações de sites da região (dos Inconfidentes) chegaram em Entre Rios. Ele não merecia isso. A família não merecia. Ele morreu por engano. Era um sujeito de índole ilibada. Posso garantir!”, disse um conterrâneo, amigo e colega de trabalho – que ainda salientou que Edmundo estava de férias quando resolveu ir a Mariana.
PRESO E APREENDIDOS
No dia posterior ao crime, a Polícia Militar (PM) divulgou que prendeu um homem (autor de crime) e apreendeu dois menores (no distrito de Passagem, em Mariana). Esses menores estavam com a moto usada pelos bandidos. Moto essa que também foi apreendida.
A prisão do possível autor se deu na cidade de Mariana, onde também foi apreendida uma submetralhadora de fabricação artesanal – arma que (segundo a PM) foi usada pelos criminosos.
VEJA VÍDEO:
LEIA COBERTURA RADAR GERAL SOBRE O ASSUNTO:
Preso em Mariana autor do assassinato que aconteceu na BR-356, perto de Amarantina, Ouro Preto
BR-356, Coelhos, Ouro Preto: carro é alvejado; 1 morto e 2 feridos; traficantes de Mariana são suspeitos