Secretário de Saúde de Itabirito. Foto - Reprodução de vídeo
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Está circulando, por meio do WhatsApp, um áudio em Itabirito (na Região Central de Minas) que afirma que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade está lotada de jovens contaminados pela Covid-19.

Segundo esse áudio, o evento que reuniu milhares de jovens na Praça Dr. Guilherme, no Centro de Itabirito, ao lado da Praça da Estação, no domingo (6/12), véspera de feriado, teria sido o responsável pela situação descrita. “Riu muito. Agora, chora!”, disse o autor, não identificado, do áudio.

Ouça o áudio a seguir. Na sequência, a continuação da matéria:

Áudio que se espalhou via WhatsApp em Itabirito

Parte do que foi dito foi contestado pelo secretário de Saúde da Prefeitura de Itabirito, o médico Marco Antônio Félix. Confira (no quadro amarelo) o depoimento do secretário, na íntegra, dado com exclusividade ao Radar Geral:      

“A aglomeração é um mecanismo que o vírus tem de propagar a disseminação. É evidente que qualquer evento que haja aglomeração e contato entre as pessoas, há possibilidade real de contaminação. Mas nós não estamos associando o fato da semana passada na praça com o aumento de casos. Não foi feita essa avaliação ainda. Mas (é claro) que isso pode ter acontecido. Todas as vezes que você tem aglomeração de pessoas, não há distanciamento nem sequer o uso de máscaras. Então, é possível que haja uma contaminação. Agora, a informação de que a UPA está lotada de jovens, com pulmão fechado, não procede. Mas as pessoas têm que tomar conhecimento, realmente, de que nós estamos diante de uma pandemia, e se não forem acatadas as recomendações, sempre vai existir o contágio até que a gente tenha uma vacinação. Enquanto isso não ocorre, temos que seguir as três regras: 1- distanciamento, 2- uso obrigatório de máscara e 3 – lavagem frequente das mãos“.

Compartilhe: