Objetos do Casarão Casarão Baeta Neves são recuperados. FotoPrefeitura
Compartilhe:

Cerca de 90% dos elementos históricos do antigo Casarão Baeta Neves, em Ouro Preto, estão sendo recuperados e farão parte de uma exposição, como memória do entorno da Praça da Estação.

De acordo com a Prefeitura de Ouro Preto, os trabalhos de recuperação começaram em maio. Uma empresa foi contratada por meio de recursos de emenda parlamentar com valor de aproximadamente R$ 500 mil. A previsão é que os serviços sejam concluídos em até 90 dias.

 “O Casarão é inventariado, ou seja, há fotografias e identificação das peças, então cada uma delas está sendo catalogada e registrada com a função de indicar de forma exata a qual área da casa pertencia”, explica a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro.

O imóvel, do início do século XX, desmorou em janeiro deste ano, após o deslizamento de terra do Morro da Forca. O terreno foi adquirido em 1890 pela família Baeta Neves e foi a  primeira construção de estilo neocolonial da Ouro Preto.

No Casarão, havia vários elementos construtivos importantes para a história da arquitetura colonial da cidade. A casa tinha pisos em marchetaria e teto em madeira totalmente feito à mão. “Esta é uma ação primeiramente social, porque nós estamos trazendo para a comunidade a importância do registro desses elementos. São vários profissionais envolvidos: historiadores, arquitetos, restauradores e agora estamos incluindo o trabalho de arqueologia. Os objetos que estão sob os escombros vêm sendo recolhidos, higienizados e serão depois acondicionados em local seguro até a finalização do trabalho”, afirmou a secretária.

Compartilhe: