Trecho a receber melhorias na BR-356. Imagem - Google Maps
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Ouro Preto (Região Central de Minas) – Em entrevista coletiva, na manhã de quinta-feira (28/7), no anexo do Museu da Inconfidência, o subsecretário de Estado de Transportes e Mobilidade, Gabriel Fajardo, explicou o Programa de Concessões Rodoviárias de Minas Gerais, principalmente em relação ao lote de Ouro Preto. A informação é da Comunicação da Prefeitura ouro-pretana.

Segundo o subsecretário, “essas reuniões são importantes para que o Governo possa entender as necessidades de cada região. Os estudos estão em fase de conclusão e em breve serão apresentados, com as melhorias propostas para cada município, em audiência pública na cidade de Ouro Preto”.

Ele ainda afirma que não há data definida para a assembleia e nem previsão de valores ou quantidade de pedágios.

O programa

O Programa de Concessões Rodoviárias prevê a modelagem de aproximadamente 3.000 km de malha rodoviária e as rodovias estão sendo estruturadas em sete lotes.

Os lotes do Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Varginha-Furnas, São João del-Rei, Itapecerica-Lagoa da Prata e Perdões-Patos de Minas estão em estruturação pelo BNDES. O lote Ouro Preto-Brumadinho, por sua vez, tem sido modelado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O lote em que Ouro Preto está inserido abarca os municípios de Mariana, Itabirito, Rio Acima e Nova Lima contemplados pela BR-356 num trecho de 83 km, com o investimento inicial nas obras de infraestrutura de R$ 1,9 bilhão para todas as rodovias e 30 anos de concessão.

A princípio, todos os lotes terão os serviços de regularização de pista, recapeamento, eliminação de afundamento, trinca, renovação da pintura, substituição das placas e barreiras, capina, roçada, limpeza do sistema de drenagem que serão cumpridos nos 12 primeiros meses. Em seguida será feito o trabalho de recuperação (troca de pavimento e reforço da estrutura do asfalto, de forma a atingir os parâmetros de desempenho).

A terceira fase contempla as obras de ampliação de capacidade e melhorias para garantir conforto, fluidez e segurança, como: acostamento, faixa adicional, intercessões (rotatórias, passagem inferior), passarelas e ponto de ônibus. E por fim, a manutenção do conjunto de obras e serviços como a conservação da segurança, estrutura e limpeza das rodovias.

Coletiva de imprensa em Ouro Preto. Foto – Ane Souz

O que está sendo feito agora

Durante entrevista em Ouro Preto, o subsecretário disse que está sendo feita uma avaliação de mercado, contato com empresas interessadas e aguardando a publicação da consulta para se fazer uma nova rodada. “O Governo tem movimentado o mercado para o Programa de Concessões mineiro e a resposta tem sido bem positiva. Temos o desafio de colocar esse lote em licitação, como outros seis do nosso Programa, e encerrar o ano que vem com todos esses projetos”, afirma.

O prefeito Angelo Oswaldo aproveitou a oportunidade para reiterar ao Governo do Estado as necessidades do Município. “Peço uma atenção especial à Estrada Real, que é de alto interesse político e está se deteriorando e causando inúmeros acidentes. Outro ponto importante para nossa região é a MG- 030, trecho que vai de Itabirito, passando por dois distritos de Ouro Preto (Engenheiro Correa e Miguel Burnier), pelo bairro Lobo Leite em Congonhas e por Ouro Branco. É uma rodovia de grande importância em todos os sentidos para essas cidades”.

Angelo ainda ressaltou a importância da duplicação da BR-356 que afeta diretamente o distrito de Cachoeira do Campo com intenso tráfego de veículos pesados e com registro grande de acidentes.

As informações desta matéria tem como base material enviado à imprensa pela Comunicação da Prefeitura de Ouro Preto.

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