Coletivo Jovem da Coca-Cola. Foto - Divulgação
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Da Comunicação da Coca-Cola Femsa Brasil

Estão abertas as inscrições para o “Coletivo Online”, programa de empregabilidade 100% digital para jovens de Itabirito, Belo Horizonte e Betim. Trata-se de um projeto do Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Coca-Cola Femsa Brasil.

A iniciativa tem como objetivo conectar jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades de baixa renda, a oportunidades no mercado de trabalho por meio de uma rede de cerca de 400 parceiros empregadores. Para participar, os interessados devem se cadastrar, até o dia 16 de abril ou até quando se encerrarem as vagas, por meio do link: https://www.lys.academy/coletivo/insc.

O programa on-line é gratuito e oferece videoaulas curtas e objetivas durante seis semanas. O formato permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, por meio de WhatsApp, aplicativo amplamente utilizado.

O conteúdo do “Coletivo Online” é focado em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos. Quem assistir às videoaulas e fizer as atividades práticas recebe um certificado de conclusão e, ao final do curso, os participantes são convidados a se cadastrarem nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros empregadores. Além da faixa etária, o outro requisito para participar é ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando.

Atuação que gera impacto

A iniciativa faz parte da plataforma Coletivo, que conta também com o bem-sucedido programa Coletivo Jovem. Desde o início da implementação, em 2009, a plataforma Coletivo já impactou cerca de 256 mil jovens em comunidades brasileiras espalhadas em 22 estados e no Distrito Federal — incluindo as suas duas versões: o Coletivo Jovem, com aulas presenciais, e o Coletivo Online, com turmas 100% digitais. Desses, aproximadamente 77 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho. Apenas em 2020, 7.500 se formaram nas aulas dos programas presencial e on-line, sendo 68% negros e 70% mulheres.

De acordo com a pesquisa da Plan Avaliação, 41% dos participantes do Coletivo Jovem, interessados em oportunidades de emprego, estavam inseridos no mercado de trabalho até seis meses depois da conclusão do curso. No caso do Coletivo Online, 78% dos jovens acreditam que o curso contribuiu para o desenvolvimento pessoal e a taxa de empregabilidade desse programa será aferida em 2021.

Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil

O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que, há mais de 20 anos, tem como missão a transformação social em larga escala por meio da articulação de parceiros e da capilaridade do Sistema Coca-Cola Brasil.

Reconhecido por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, elevar o patamar de milhares para milhões de jovens impactados por suas iniciativas, incluindo intencionalmente as perspectivas de equidade de gênero e raça.

Para cumprir seu compromisso, redesenhou sua estratégia para focar exclusivamente na inclusão produtiva de jovens e expandiu novas formas de atuação para além de seus programas proprietários. Até hoje, o ICCB já beneficiou 426 mil pessoas.

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