Arte criada pela CBF traz Pyetro Emanuel e comemora: "Convocado". Foto - CBF
Compartilhe:

“Sonho que se sonha só. É só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”, cantava Raul Seixas (parafraseando Jonhn Lennon). A ideia, que tem origem em uma citação de Miguel de Cervantes, cai como uma luva na vida do atleta Pyetro Emanuel (de 15 anos de idade), natural de Itabirito (Região Central de Minas). O garoto lutou, se esforçou, abdicou, se superou, mas só conquistou porque teve o apoio da família, que se uniu veementemente em torno de um ideal. Os frutos começam a ser colhidos: no fim da tarde desta terça-feira (1º/6), Pyetro foi convocado, pelo treinador Dudu Patetuci, para a Seleção Brasileira Sub-15. A informação é do site oficial da CBF. “Não basta ter só habilidade no futebol. É preciso ter estrutura familiar”, disse Vinícius Vitácio da Silva (38), o pai de Pyetro, em entrevista ao Radar Geral.

A fé de um guerreiro. Foto – Minas 10

COMEÇO DO SONHO

Pyetro começou no Vila Itabirito (do treinador Edilson Ferreira). Em 2017, quando o garoto tinha 11 anos de idade, a equipe sub-11 do Vila venceu o Cruzeiro em uma única partida. Pyetro, autor do gol, foi o maior destaque daquele jogo. Tanto é que o jovem foi convidado para fazer parte do elenco celeste.

A partir de então, de fato, a vida mudou para a família. Os pais abandonaram tudo em Itabirito em busca do objetivo maior. “Nos unimos em torno do Pyetro para que ele fosse um atleta de alto rendimento”, diz o pai.

No dia a dia, Pyetro entra de manhã na Toca da Raposa. Treina. É constantemente avaliado. E estuda à tarde (dentro da própria Toca). Sai somente no fim da tarde. “A vida dele não é normal”, admite.

O garoto tem qualidades perceptíveis aos olhos de quem conhece futebol. Ele, no Cruzeiro, joga mais na equipe sub-17 que na sub-15. Ou seja, em time de garotos mais velhos, as responsabilidades são maiores. “Pyetro tem potencial acima do normal”, comemora Vinícius.    

COMEÇO DA FAMA

Pyetro já concedeu entrevistas para sites esportivos e até para o Alterosa Esporte (programa de maior audiência da afiliada do SBT em Minas).

Nos estúdios da TV Alterosa (SBT Minas). Foto – Reprodução

O jovem recebe uma ajuda mensal do Cruzeiro para se manter, mesmo assim a família tem de trabalhar para completar a renda.

ITABIRITO FICOU PEQUENA DEMAIS

Vinícius, o pai, foi um jogador relevante de futebol em Itabirito. Quando garoto, jogou pelo União Sport Club e disputou a Taça BH de Juniores.

Na época, como era filho de mãe solteira e nascido em família pobre, Vinícius teve de abandonar o sonho de ser jogador profissional para cuidar da família e principalmente de sua filha, que acabara de nascer.

Mais tarde, aos 25 anos de idade, Vinícius voltou a jogar como amador no Penharol, Esperança, Circulista, Rosário de Ouro Preto e na Seleção de Itabirito. Obteve alegrias, mas nada comparada à realidade que se descortinava: seu filho Pyetro, já com 7 anos de idade, mostrou-se extremamente talentoso. “A forma de Pyetro bater na bola, de conduzir o jogo. Ele tinha grande capacidade técnica, era diferenciado”, recordou Vinícius.

Família unida em nome de um sonho. Foto – Arquivo de família

Com a “tradicional” falta de incentivo ao esporte do Poder Público em Itabirito, e desinteresse de empresários itabiritenses (que poderiam associar suas marcas ao sucesso de atletas), a família precisou deixar a “Cidade Encanto” há cerca de quatro anos.

A esposa de Vinícius, mãe de Pyetro, por exemplo, abandonou o emprego na Prefeitura de Itabirito (onde era concursada). E a casa da família, no bairro Monte Verde, teve de ser alugada. Tudo em nome de um “sonho sonhado” em conjunto.

Sonho que só está começando.  

TELÊ SANTANA

Pyetro tem tudo para seguir caminho semelhante de sucesso do itabiritense Telê Santana, que alcançou status de treinador da Seleção Brasileira (na década de 80).

Obtenha mais informações a respeito de Pyetro Emanuel nas redes sociais dele: Instagram (ofc_pyetroemanuell) e Facebook (https://www.facebook.com/PyetroTalento).

Pyetro e outros jovens do Cruzeiro. Foto – Reprodução

Compartilhe:

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.