Itabirito (Região Central de Minas) – Nesta segunda-feira (19/9), a Prefeitura informou que obteve autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para realizar as obras emergenciais na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Tombadouro.
As intervenções previstas inicialmente contemplarão lonamento e escoramento da edificação, que foi afetada pelo desabamento do forro do altar, em agosto. O caso ganhou repercussão estadual (veja links abaixo).
As medidas foram definidas em reunião realizada na última quinta-feira (15/9), com a participação de representantes do Poder Executivo Municipal, do Iphan, das Obras Sociais da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e do arquiteto Adriano Furini, que será o responsável técnico pelo projeto de restauração a ser apresentado ao Iphan no prazo de 90 dias.
Investimento de R$ 2 milhões
Para a realização das obras emergenciais e da futura restauração, a Prefeitura de Itabirito aportará cerca de R$ 2 milhões em recursos próprios.
O montante será repassado, a partir da assinatura de protocolo de intenções, às Obras Sociais da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
A igreja
Na Igreja do Rosário, a construção da capela primitiva é anterior a 1740. A construção é tombada pelo Iphan desde 1955. “É um monumento importante pela sua localização, antiguidade e qualidade dos serviços de talha”, informou o site da Prefeitura.
Leia mais sobre a situação envolvendo a Igreja do Rosário:
1ª matéria divulgada pelo Radar – Em Itabirito, forro do altar-mor da histórica Igreja do Rosário desaba; veja vídeo
2ª matéria – Itabirito: Iphan diz que obra irregular foi o motivo de o forro da Igreja do Rosário ter desabado
3ª – Padre Miguel contesta alegação do Iphan de que obras na Igreja do Rosário estavam irregulares
4ª – Itabirito: Iphan e PF vistoriam Igreja do Rosário; obras continuam embargadas, informa padre
5ª – Itabirito: “Iphan avaliou e embargou a obra sem entrar na Igreja do Rosário”, protesta padre Miguel