Forro está desabado na Igreja do Rosário em Itabirito. Foto - Reprodução - Divulgação
Compartilhe:

Matéria atualizada às 17h28, de 16/8/2022, com a resposta da Prefeitura.

Itabirito (Região Central de Minas) – O forro do altar-mor da histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário desabou nesta segunda-feira (15/8) – Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira do município.

Por meio de post em seu perfil pessoal no Facebook, a informação foi divulgada pelo padre Miguel Ângelo Fiorillo, pároco da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem – paróquia responsável pela Igreja do Rosário (como é conhecida a edificação).

Veja vídeo divulgado pelo padre Miguel em rede social. Na sequência, a continuação da matéria:

“Como estava previsto, nesta segunda feira, 15/08/2022, por volta das 13h, o forro do altar-mor da Igreja do Rosário desabou. Avisado por populares, imediatamente, o responsável pela igreja tomou todas as providências. Credite-se o desabamento na conta do denunciante “anônimo”, do fiscal do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e da fiscal de Postura do Município de Itabirito. O desabamento acontece após o embargo, pelo Iphan com aval da fiscal de Postura da Secretaria de Patrimônio Cultural de Itabirito, dos trabalhos que estavam sendo realizados”, escreveu o padre em seu perfil.

Desabafo

Em mensagem ao Radar Geral, o padre detalhou: “Consciente de que havia um sério risco do desabamento do presbitério da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que é tombada pelo Iphan e se encontra em ZEIH (Zona Especial de Interesse Histórico) de Itabirito, devidamente autorizado e com recurso próprio, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, responsável pela igreja, iniciou em fins de maio de 2022 os serviços para conter o desabamento com o acompanhamento técnico do engenheiro civil, Ilacy Simões. Alguém insatisfeito e por picuinha, querendo por algum motivo impedir a restauração daquele templo fez uma denúncia anônima na Ouvidoria do Iphan. O órgão, então, em 02/08/2022, fez uma visita à obra e sem ouvir o RT (responsável técnico) e o responsável pela obra, depois de se avistar com a fiscal de Postura da Secretaria de Patrimônio Cultural, lavrou um laudo de embargo e notificou o responsável. Este (padre) surpreso com o embargo e com as atitudes covardes, imediatamente, como determinou o Iphan, paralisou a obra. E com a paralisação, o desabamento do forro que teve como causa o embargo. Há de se destacar que o desabamento aconteceu após ter recuperado toda a cobertura. O forro é simples, estava previsto a substituição e não houve nenhum prejuízo aos aspectos artísticos da igreja. Somente lamenta-se as atitudes dos embargantes, mas que tão logo será desembargada a obra e os paroquianos da Boa Viagem atingirão o objetivo que é fazer o que tem ser feito com ou sem participação do Poder Público”. 

A igreja

Na Igreja do Rosário, a construção da capela primitiva é anterior a 1740. A construção é tombada pelo Iphan desde 1955. “É um monumento importante pela sua localização, antiguidade e qualidade dos serviços de talha”, informou o site da Prefeitura.

Resposta da Prefeitura

Em nota oficial, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, “esclarece que a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1955. Isso posto, as medidas de proteção ao monumento são orientadas pelas normas do órgão federal, responsável pelo embargo. A atuação da fiscalização municipal visa, estritamente, ao cumprimento do escopo de preservação, por solicitação do Iphan”.

O Iphan, por sua vez, ainda não respondeu os questionamentos do Radar Geral – enviados por e-mail.

Veja fotos da igreja. Créditos: Arthur Seabra e Divulgação

Compartilhe:

5 COMENTÁRIOS

Comments are closed.