Will Smith dá tapa na cara de Chris Rock. Ao lado, a esposa de Smith, Jada Pinkett. Foto - Reprodução
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Instagram: @priscillaportoescritora

O primeiro tapa foi de Chris Rock, dado durante o monólogo tradicional da premiação do Oscar 2022, no último domingo (27/03). O tapa foi em Jada Pinkett, esposa do ator Will Smith. Sim! Palavras ferem! E fazer piada sobre uma mulher, com uma doença, não tem a menor graça! Afinal de contas, doença lá é motivo de piada? Ainda mais para nós mulheres, cujas enfermidades que levam nossos cabelos, nos afetam tanto na autoestima.

O segundo, de Will Smith na cara do primeiro agressor. Fato que no primeiro instante chegou a gerar dúvida se era encenação, devido ao inusitado. Mas, sim, Chris Rock foi o primeiro agressor! Palavras ferem, e muito! Piadas de mau gosto ferem – e muito! E piadas sobre doenças das pessoas podem ser muito mais agressivas do que um impactado tapa na cara, em uma premiação do Oscar.

E o terceiro tapa foi na nossa cara, todos que ficamos sem reação diante da inusitada cena oscariana. Afinal, o homem de preto fez certo? Ou qual deles fez mais errado? Aprendi a expressão ´Vou dar três tapas na sua cara! na mineira Viçosa, quando cursava Jornalismo. Obviamente, no sentido figurado para ´Acorda!´, ´Volta pro mundo!´, ‘Não acredito que você fez isso!’ etc. E tal expressão serve aqui de título para nos lembrar que Will Smith não agiu certo respondendo uma violência com outra violência. Mas, não podemos “passar pano” para piadas de mau gosto sobre doenças dos outros. Isso é cruel; isso chega a ser desumano; e isso pode gerar reações extremamente estapafúrdias. E não foi à toa que gerou!

Priscilla Porto é jornalista e autora dos livros “As verdades que as mulheres não contam” e “Para alguém que amo – mensagens para um pessoal especial”.

Compartilhe: