A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará nesta quinta (29/8) o leilão de concessão de um trecho de 303,4 km da BR-381, estrada que liga Belo Horizonte a Governador Valadares e é conhecida como “Rodovia da Morte” – devido ao alto índice de acidentes.
Segundo o BHAZ, o projeto de concessão, que terá duração de 30 anos, prevê um investimento de R$ 9 bilhões. Entre as melhorias planejadas estão a conclusão de 27,83 km de duplicação de obras remanescentes e a duplicação de 106,44 km de novos trechos. Também está prevista a construção de quase 83 km de faixas adicionais, 20 passarelas, 9,7 km de vias marginais, 15 passagens de fauna, uma rampa de escape, entre outras melhorias.
A rodovia terá cinco praças de pedágio, localizadas em Caeté, João Monlevade, Jaguaruçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
A ANTT estima que a concessão da BR-381 pode gerar cerca de 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda em Minas Gerais.
Essa é a segunda tentativa de leiloar o trecho da BR-381. No final de 2023, a primeira proposta de concessão não atraiu interessados.