Praça Tiradentes em Ouro Preto é um dos cartões postais de Minas Gerais - Foto: Reprodução Internet
Oktobeer fest Farid
Meplo
Compartilhe:

Minas Gerais é destaque no cenário turístico brasileiro e em 2023 conquistou o primeiro lugar na variação do volume da atividade turística acumulada nos últimos 12 meses.

Os dados, divulgados pela Agência Minas e fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o estado registrou um total de 31 milhões de visitantes ao longo do último ano, movimentando expressivos R$ 34 bilhões na atividade turística.

Além disso, o setor de economia criativa ganhou destaque, gerando aproximadamente 50 mil empregos em Minas Gerais. Esse segmento emergiu como o principal gerador de empregos no estado, respondendo por 26% dos 187.866 postos de trabalho criados até novembro, conforme indicado pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A economia criativa, segundo o Sebrae, abrange atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual, visando a geração de trabalho e renda.

Rotas turísticas, especialmente aquelas situadas no interior do estado, impulsionaram a atividade turística da região. Um exemplo é a recente rota “Cafés do Cerrado”, lançada em novembro e sediada em Patrocínio. Essa rota oferece uma imersão no universo dos grãos premiados e no processo de produção de café.

Juntamente com essa iniciativa, outras duas rotas foram lançadas em Minas Gerais: “Cafés do Sul de Minas”, abrangendo cidades como Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Caxambu, Baependi e Cruzília; e a “Rota das Artes”, que percorre localidades como Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.

Vale destacar ainda que o “Caminho da Estrada Real”, conjunto de caminhos da época imperial que abrange localidades em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, foi oficialmente reconhecido como um monumento nacional por meio de lei publicada em outubro.

Compartilhe: