Um menino de 13 anos, ao tentar atravessar o Rio Limoeiro, em Além Paraíba (Zona da Mata de MG), acabou ficando com a perna presa entre pedras. O fato se deu na tarde de terça (3/12). “No momento, chovia torrencialmente, agravando o perigo”, informou o Corpo de Bombeiros.
Os militares, então, realizaram duas ancoragens antes de entrar na água. A 1ª foi feita na ponte, de maneira que a corda ficasse paralela à correnteza. A 2ª, foi na lateral do rio – que seria usada para a retirada da vítima.
As cordas formaram um ângulo agudo, trazendo estabilidade e resistindo à força da água. Após a entrada na água, dois bombeiros tiverem muita dificuldade para se aproximar da vítima devido à correnteza, que não parava de aumentar. Quando conseguiram, um militar passou um anel de fita pelo tórax da vítima de maneira a permitir que ela relaxasse o corpo, pois estava exausta.
VEJA VÍDEO:
“Em um momento, houve súbito aumento do nível da água (cabeça d’água). Por causa disso, para proteger a vítima, um dos militares sofreu pequenos cortes no braço e na barriga, causados por arrasto em pedras”, informou o Corpo de Bombeiros. Após controlar a situação, o militar informou que a vítima estava ancorada e o outro militar pôde liberar a perna presa.
A remoção do membro foi sucesso. Após isso, o chefe da guarnição, com apoio de policiais militares, puxou as cordas trazendo todos para a margem. Foi constatado pequeno machucado no membro inferior esquerdo do menino e uma leve hipotermia. Ele foi conduzido ao Hospital São Salvador.
Vale ressaltar que o fato de a guarnição já estar nas proximidades do local da ocorrência, foi crucial para o bom desfecho do salvamento.