Matéria atualizada às 10h57 de 28/6/2022.
O tenente Pedro Ahiara, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), anunciou às 23h40, desta segunda-feira (27/6), que pacientes morreram durante o deslocamento da Santa Casa para outros hospitais.
Esse deslocamento precisou ser feito devido ao incêndio que aconteceu no 10º andar do hospital durante a última noite.
Nesta madrugada (28/6), o hospital confirmou duas mortes. Leia nota oficial da Santa Casa ao final deste texto.
Ouça áudio do porta-voz dos bombeiros repassado à imprensa às 23h40, de 27/6/2022
O porta-voz afirmou que nenhum paciente morreu “em decorrência direta do incêndio, em situação de queimadura ou inalação de fumaça”. Contudo, “durante o momento de transferência, houve, sim, alguns óbitos já confirmados de vítimas, pelo fato de o 10º andar abrigar um Centro de Terapia Intensiva (CTI), com vários pacientes bastante graves, eles ‘vieram a óbito’ neste momento da transferência”.
Não há indício de dano estrutural no prédio do hospital, afirmou a corporação.
Nota oficial da Santa Casa
“Acerca do incêndio ocorrido na ala C do 10º andar da Santa Casa BH, a instituição informa que os pacientes foram remanejados e submetidos a uma avaliação pelo corpo assistencial. A área onde ocorreu o incêndio encontra-se interditada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e as demais áreas voltaram ao seu funcionamento regular.
No momento do início do incêndio, havia 931 pacientes internados. Os que se encontravam no 10º e 9º andares foram removidos, mas já estão retornando e recebendo a devida assistência. Foram registrados dois óbitos de pacientes que apresentavam quadro clínico grave. Os corpos estão sendo encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). A Santa Casa BH agradece o trabalho realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ressalta, ainda, o trabalho e a disposição dos funcionários e brigadistas da instituição.”
[…] debelado e não houve queimados. Contudo, durante a transferência de pacientes em estado grave, dois morreram. Importante salientar que no 10º andar funciona um CTI (Centro de Terapia […]