Prefeito Orlando, de blazer escuro, exibe documento do convênio. Foto - Prefeitura de Itabirito
Compartilhe:

A Prefeitura de Itabirito, agora, tem autorização para pavimentar 4,2 km da MG- 030. Para se ter referência, trata-se da estrada que dá acesso a Engenheiro Correia (Ouro Preto). “Só vamos pavimentar o trecho que está dentro do município itabiritense”, afirmou o secretário de Obras, Geraldo Torres.

Essa autorização foi possível porque, nesta terça-feira (10/5), foi assinado convênio entre Prefeitura e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), que oficializa a municipalização do trecho da rodovia localizado no município itabiritense.

A oficialização permite que a Prefeitura de Itabirito inicie as obras de pavimentação até a “Ponte da Japonesa”, limite com o município de Ouro Preto.

“A assinatura desse convênio é uma alegria para Itabirito. É a garantia de desenvolvimento por meio da parceria entre o Governo do Estado de Minas Gerais e o município. O trecho liga a cidade ao Alto Paraopeba e garante o desenvolvimento econômico de Itabirito e dos municípios da região, distribuindo empregos e fortalecendo nossa economia”, disse o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania).

Histórico da conquista

As tratativas visando à municipalização do trecho da MG-030 foram iniciadas em fevereiro de 2021, quando a Prefeitura se reuniu com o Governo do Estado para reivindicar a pavimentação da rodovia até o município de Ouro Branco.

De lá para cá, foram realizadas mais quatro reuniões com a participação de representantes do DER-MG e das Prefeituras de Ouro Preto e de Ouro Branco. Na última terça-feira, dia 3 de maio, Itabirito recebeu representantes do DER-MG para visita técnica ao trecho da MG-030 localizado no município antes da assinatura do convênio para municipalização.

“Essa iniciativa é fundamental. Trata-se de um projeto estratégico que vai melhorar o tráfego de veículos e garantir o desenvolvimento econômico diversificado da região”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

Compartilhe: