O boletim epidemiológico da Prefeitura de Itabirito desta segunda-feira (25) registrou a 41ª morte por motivo que teria a ver com a Covid-19.
Diz o boletim: “Mais uma pessoa que estava internada em outra cidade faleceu. Teve Covid no início de janeiro e já estava recuperada da Covid. Já não havia mais risco de transmissão e o Serviço de Controle de Infecções Hospitalares, do hospital onde faleceu, emitiu relatório formalizando autorização para velório. Tinha menos de 60 anos e doença renal”.
Não é a primeira vez que um fato que pode gerar dúvidas, na população, relacionado às mortes pela Covid-19 acontece em Itabirito. No dia 17/1, uma paciente testou negativo duas vezes e o caso foi considerado de morte pelo coronavírus. Contudo, os sintomas apresentados pela paciente eram pertinentes à Covid-19.
Outro exemplo: em 23/12 do ano passado, um paciente, que teve exame PCR com resultado negativo, morreu e foi considerado vítima da Covid-19. Neste caso, ele teve a doença dias antes da morte, mas já estaria curado especificamente da Covid.
Nos casos mencionados (todos descritos em boletins epidemiológicos da Prefeitura de Itabirito) são levados em conta o contexto da situação: avaliação médica, sintomas apresentados pelo paciente, se ele teve Covid antes de morrer, se teve contato com pessoas contaminadas pelo coronavírus, bem como as falhas dos exames. Seria como considerar que se não fosse por causa da Covid-19, a pessoa não teria morrido.
Por outro lado, há pelo menos um caso, em Itabirito, de pessoa que teve Covid, se curou da doença, mas morreu depois, e não consta entre os óbitos provocados pelo coronavírus.
UTI
Dos 10 pacientes que estão internados na UTI da Santa Casa da Misericórdia, de Ouro Preto (que está com 100% de ocupação), seis são de Itabirito. Há um paciente na enfermaria ouro-pretana.
Ainda sobre a doença, dois pacientes estão na Ala Covid da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito, um deles intubado, aguardando vaga de UTI.
Veja a arte que acompanha o boletim epidemiológico da Prefeitura desta segunda-feira (25):
Matéria atualizada às 19h35 de 25/01/2020.