O coronavírus. Imagem: Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Nesta quarta-feira (23/12), um óbito foi registrado no boletim epidemiológico da Prefeitura como a 20ª morte pela Covid-19 em Itabirito (na Região Central de Minas). A declaração de óbito do paciente, emitida em 22/12, cita “Covid-19”. Contudo, o teste colhido após a morte deu negativo. Ou seja, o paciente teve Covid, foi internado e se curou especificamente da doença, mas mesmo assim veio a falecer.

“Mesmo com exame negativo, houve contato com caso confirmado e piora das doenças de base uma semana após o contato. Vamos considerar como caso de Covid, mesmo com exame de PCR negativo”, informou a Secretaria de Saúde.

A secretaria em Itabirito não informa nome de qualquer paciente. Da 18ª morte para cá, não tem informado idade nem sequer sexo. Informou apenas que a mais recente vítima tinha comorbidades (associação de doenças), mas não disse quais. A intenção é não expor as famílias das vítimas, principalmente por Itabirito ser uma cidade pequena, “onde todos conhecem todos”.

Com base na apuração da notícia, o Radar Geral constatou que o paciente morava em uma localidade considerada zona rural de Itabirito e era muito querido por aqueles que o conheciam.

A reportagem tentou contato com os familiares, mas não obteve sucesso. Por isso, o nome não será divulgado (o Radar só divulga nomes de vítimas da Covid com autorização da família).

A vítima é do sexo masculino e teria aproximadamente 65 anos. Esse paciente teria ficado internado por cerca de 14 dias.

Visitação exacerbada em localidades consideradas zona rural de Itabirito

Em Itabirito, distritos como São Gonçalo do Bação e Acuruí, por exemplo, são considerados zona rural (apesar de o IBGE tratar como zona rural, basicamente, áreas não urbanas – chácaras, sítios, fazendas).

O caso do senhor que veio a falecer trouxe à tona o receio de que visitantes pudessem contaminar moradores dos distritos (da “zona rural”).

O número de visitantes assusta a “população nativa”. Muitas vezes, as ruas ficam lotadas de pessoas que não necessariamente dão lucro ao comércio local. Situação que não daria margem às reclamações se não fossem os perigos da pandemia.

Em 8 de dezembro, por exemplo, no tradicional Dia da Imaculada Conceição, em Acuruí, os responsáveis pela igreja controlaram o número de fiés para visitação durante manhã, tarde e na celebração (que aconteceu à noite). Inclusive, antes da missa, a igreja foi higienizada. Álcool em gel, uso de máscaras, controle do número de pessoas e aferição da temperatura foram as medidas tomadas pela comunidade dentro da igreja para que o dia da santa fosse lembrado e celebrado.

Contudo, fora da igreja, uma multidão de visitantes ficou nas ruas pela manhã e à tarde.

Boletim da Prefeitura

No boletim da Prefeitura de Itabirito, de 21/12 para 22/12, foram mais 78 casos considerados Covid-19 no município. De 22/12 para o mais atual (23/12), mais 88 casos. Até agora: 4.148 casos confirmados da doença provocada pelo coronavírus. Confira:

Arte: Prefeitura de Itabirito

Matéria atualizada às 20h57 de 23/12/2020.

Compartilhe: