Unidos em nome da solidariedade. Foto - Reprodução de vídeo
Compartilhe:

Impossível falar de todos os voluntários que se mobilizaram para ajudar o povo de Itabirito (na Região Central de Minas) atingido pela devastadora enchente dos últimos dias. A verdade é que eles existem e se reuniram em “nome do próximo”. Conheça alguns desses bem-intencionados a seguir:

“‘Juntou’ e fez acontecer”

A ideia partiu dos jovens Pedro Tabari e Davidson Carvalho. Depois, Lucas Henrique Mendes (o Lucas do Açaí) entrou no grupo. A partir daí, a estrutura do conhecido “Bar do Roberto Preto” foi usada para cozinhar para famílias necessitadas – atingidas, de alguma forma, pela força das chuvas.

Entre mais de 50 pessoas diretamente envolvidas, os vereadores Renê Butekus (PSD), Paulinho (Republicanos), de oposição e centro, respectivamente, bem como Lucas do Zé Maria (MDB), de situação, tiveram participação direta nos trabalhos.

Alimentos para o povo prejudicado pelas chuvas. Foto – Reprodução de vídeo

Remédios, café da manhã, marmitex, fraldas, água e produtos de limpeza são exemplos dos produtos arrecadados e doados pelo grupo. “Para chegar ao Marzagão, por exemplo, usamos uma gaiola. Estava muito difícil o acesso”, disse Lucas do Açaí.

Mas a solidariedade dessa turma não se resume ao Marzagão. Fato é que o São Geraldo, Esperança, Centro, Praia e Country são exemplos de bairros que receberam alguma ajuda desses “samaritanos”. “Acabamos de levar no Praia remédio para uma pessoa que não tinha condições de buscar”, relatou.

Alimentos, no Bar do Roberto Preto, para o povo prejudicado pelas chuvas. Foto – Reprodução de vídeo

A Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac e uma casa de recuperação na região do Bação também foram beneficiadas. “Em alguns lugares, a carência não é de alimento, mas sim de produtos de limpeza e água, por exemplo”, explicou.

Perguntado se o grupo tem um nome, Lucas do Açaí respondeu: “Não tem nome. ‘Juntou’ e fez acontecer”.

Da limpeza para a doação

Outro grupo de solidariedade começou ajudando na limpeza das ruas e casas do São Geraldo (um dos bairros mais atingidos pela força das águas).

“A partir de então, a gente percebeu que as pessoas tinham outras necessidades prioritárias: como alimentos e água”, disse Marcelo (da dupla sertaneja Deyvisson & Marcelo).

Preparando-se para a distribuição dos marmitex. Fotos – Reproduções de vídeo. Montagem – Radar Geral

Sendo assim, além de Marcelo, o ex-vereador Ricardo Oliveira, Thiago da Matta, bem como Marilene Braga, Wilson dos Reis e Adilson Ferreira, uniram-se para ajudar pessoas não só do São Geraldo, mas também de outros bairros.

Marzagão, Centro, Novo Horizonte foram alguns dos outros locais que receberam a solidariedade do grupo.

Para ir além e atender à demanda cada vez maior, o Grupo Cascudo entrou na campanha. Com isso, atualmente, são mais de 500 marmitex diários servidos pela turma para a população de Itabirito. A ajuda já beneficiou não só moradores, mas também lojistas.

Pontos de referência nos trabalhos desses amigos, o restaurante D’Mata Grill e a Amiseg se tornaram locais de arrecadação de macarrão, arroz, água etc, e também para a preparação dos alimentos.

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.