Itabirito: sujeito com revólver ameaça GM no Meu Sítio e ordena que a guarnição se retire do bairro
Em vários locais do país, a Guarda Civil Municipal está armada - Foto: Reprodução de internet
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – Em atendimento a um acidente, sem feridos, entre um ônibus e um carro, na Rua Estrada da Caixa D’Água, bairro Meu Sítio, ontem (1º/3), a Guarda Civil Municipal (GM) foi abordada por dois sujeitos em uma moto, eles exigiram que os agentes saíssem do local. Um deles estava armado com um revólver.

O fato se deu em plena luz do dia, às 8h30. “Uma moto XRE vermelha, sem placa, com dois ocupantes, foi em direção à viatura. Quando estavam próximos, realizaram ofensas com palavras de baixo calão, dizendo para a guarnição se retirar do bairro. Ao se afastarem da viatura, o garupa sacou uma arma, aparentemente um revólver calibre 38, apontando em direção à equipe. Foi solicitado apoio de outras viaturas e finalizado o atendimento”, informou a GM.

Inúmeras vezes

Foram várias as vezes que pessoas armadas tentaram intimidar os guardas municipais em Itabirito. “Duas vezes no bairro Santa Efigênia, em que motoqueiros mostraram a arma de fogo na cintura (…). Houve também outras duas situações no bairro Padre Adelmo, onde a viatura chegou a ser alvejada em uma das ocorrências. No bairro São José, também tivemos problemas com intimidação de guardas com uso de arma de fogo”, relatou Samir, comandante interino da GM.

Guarda armada?

Situações desse tipo fazem reviver uma velha discussão entre o povo e os políticos de Itabirito: é justo a GM trabalhar desarmada?

Atuar na manutenção da ordem, abordando suspeitos e fazendo valer as leis de trânsito, por exemplo, mexe com ânimos de sujeitos dispostos a ameaçar ou até mesmo a atentar contra a vida dos agentes de segurança.

Veja também: Com a GM de Itabirito desarmada, carro usado em assalto a Vivo foi estacionado em ponto do táxi

Sabe-se que a arma de fogo não necessariamente tem de ser usada para cometer excessos e crimes contra a vida. Elas existem também para a defesa. Outro “detalhe” importante: em boa parte das vezes, bandidos costumam estar armados.

“O processo de armamento de uma Guarda não é algo simples. Os agentes deverão passar por uma investigação social, exames psicológicos e curso teórico e prático de arma de fogo. Os profissionais responsáveis pela formação são credenciados pela Policia Federal (PF). E é a PF a responsável pela autorização dos portes. Todo esse processo dura em torno de um ano”, disse o comandante Samir.

Mariana

Em vários pontos do país, as GMs estão armadas.

Em Minas Gerais, desde 2020, os guardas em Nova Lima trabalham usando armas de fogo. Na histórica Mariana, os agentes municipais de segurança estão armados há quase dois anos.

Em depoimento ao Radar Geral, em julho do ano passado, o ex-secretário de Defesa Social da Prefeitura de Mariana, tenente Freitas, disse: “A discussão se a Guarda está preparada para portar armas está encerrada em Mariana. Hoje os guardas podem estar em qualquer lugar do município. Antes, havia lugares em que a Guarda não podia ir por estar desarmada”, relatou o ex-secretário.

Veja também: Com a GM de Itabirito desarmada, carro usado em assalto a Vivo foi estacionado em ponto do táxi

Compartilhe:

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.