Itabirito (Região Central de Minas) – Por ajudar a Brigada Municipal a resgatar duas pessoas, que estavam ilhadas, na Rua Dr. Eurico Rodrigues, Centro, perto do Pomar da Serra, durante a enchente do começo do mês passado, o senhor Rogério Gonçalves Lima (66 anos), morador do Bela Vista, foi homenageado pela Brigada Municipal, nesta sexta-feira (11/2).
A homenagem foi na sede da Brigada. O senhor Rogério é pescador há 40 anos. Por causa disso, ele é um exímio barqueiro, com grande capacidade de controlar seu barco a motor em águas agitadas. E foi justamente por saber disso que a Brigada pediu a ajuda dele para resgatar duas pessoas no dia 9 de janeiro. As duas vítimas não conseguiam sair porque a rua estava tomada por águas violentíssimas.
Foi uma das piores, se não a pior, enchente da história de Itabirito. O pescador colocou seu barco e outros equipamentos de sua propriedade à disposição com único intuito de salvar vidas. “A pressão da água era muito forte. Manejar o barco naquele local, não foi brincadeira. Ainda mais porque havia carros estacionados já cobertos”, disse ele, em depoimento ao Radar Geral.
Na homenagem, o comandante (sargento militar) Edivandro fala sobre a atuação de Rogério:
Ao ser perguntado sobre a homenagem que recebeu, Rogério afirmou: “Coisas desse tipo incentivam a gente a ficar pronto para ajudar novamente”.
“Aqui se faz, aqui se paga”
O pescador contou que há dois anos teve um infarto e foi ajudado por um vizinho, que o levou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na unidade, foi muito bem atendido e, rapidamente, conseguiu uma vaga em um hospital de BH. Episódio, como um todo, que o deixou muito grato. “O que se faz aqui, o retorno é grande”, afirmou ele, como se reforçasse a ideia da famosa “lei do retorno”.
Senhor Rogério já atuou como voluntário em outras duas enchentes itabiritenses. “Nesta mais recente, eu ainda ajudei na Vila Alegre a tirar barro com meu caminhão”, relatou.