Centro de Itabirito: destruição. Foto - Redes Sociais
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – “Assim que as águas baixarem, ‘estamos’ com tudo preparado para fazer a limpeza e reconstruir a cidade”, disse o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania), durante live na tarde deste domingo (9/1), ao informar também que foi publicado o Decreto 14.147 – de calamidade pública (leia-o na íntegra ao final desta matéria).

Em alguns momentos da live, o prefeito se segurou para conter as lágrimas. Trata-se da pior enchente da história de Itabirito, segundo a própria Defesa Civil. “As enchentes anteriores, de 1997 e de 2012, não causaram tantos prejuízos”, informou órgão. 

Momento em que o prefeito mais segura a emoção durante a live. Exatamente quando ele fala das perdas do povo itabiritense. Foto – Reprodução de vídeo

A destruição está em todo o município: deslizamentos de encostas; casas que desmoronaram ou em situação de risco; famílias que perderam tudo; água chegando ao teto das lojas na área central; sonhos (de toda uma vida) comprometidos. “Infelizmente, a previsão de chuva é até o dia 15/1 (sábado). Não sabemos em qual intensidade. Esperamos que já tenhamos passado pelo pior”, torce o prefeito.

Contudo, segundo relatos da própria população, o volume do rio está oscilando. Hora diminui, mas volta a subir no instante seguinte. Hoje, em sinal de alerta, os sinos da Paróquia de São Sebastião já badalaram insistentemente por duas vezes.

De acordo com a Defesa Civil, somente para hoje, a previsão é de 120 mm, o que é considerada muita chuva, mesmo ao longo do dia.

Veja alguns exemplos dos estragos em Itabirito. Fotos tiradas hoje (9/1) e ontem (8/1):

BR-040

A situação se agrava com fechamento da BR-040, decisão tomada pela Agência Nacional de Mineração. Isso “até que a mineradora Vallourec apresente declaração de estabilidade de suas estruturas localizadas às margens dos kms 562 e 563, em Nova Lima”, informou a concessionária Via 040, que administra a BR.

Via 040 informa a interdição do trecho da BR. Imagem – Reprodução

A interdição da rodovia se deu após transbordamento do sistema de drenagem na área da Mina de Pau Branco, em Nova Lima. Por causa desse fechamento, “com o tempo, a gente pode sentir falta de alguma coisa, uma vez que nós perdemos muitas coisas: nosso comércio perdeu, nossas farmácias e padarias ficaram inundadas (…). Precisamos do acesso para que a gente possa trazer as coisas para Itabirito”, disse o prefeito.

Por sua vez, a BR-356 também está interditada em diversos pontos nas proximidades de Itabirito.

Saae

De acordo com Orlando, o Saae está com problema de bombeamento de água, por falta de energia elétrica, na zona rural. Situação que, segundo ele, está sendo sanado.

Fica em casa

Com exceção dos trabalhadores da Prefeitura e dos comerciantes, o prefeito pediu para que todas as pessoas evitem o centro da cidade. Um dos motivos é a formação de ondas nas áreas de alagamento, que se dá com o fluxo de carros – o que atrapalha os trabalhos de retirada de materiais e limpeza dos estabelecimentos.

Defesa Civil

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Felipe Delabrida, também participou da live.

Segundo ele, a demanda é muito grande. “A gente, muitas vezes, não consegue atender à população como a gente gostaria. Mas a nossa orientação é: se está em risco, se está inseguro, saia de casa! Não espere uma vistoria para resguardar a vida! Essa (a vida) é o principal bem que a gente tem”.

De acordo com Delabrida, o solo está completamente encharcado em diversos pontos de Itabirito. “Há muitos pontos de deslizamento no município, diversas casas com risco de desmoronamento”, salientou.

Tanto o prefeito como o coordenador alertaram para os perigos de alguém cair em uma galeria, uma vez que algum bueiro pode estar aberto e, ao mesmo tempo, escondido no fundo da água.

Feridos

O prefeito disse que, por causa do trabalho da Brigada, Defesa Civil e Guarda, “nenhum itabiritense ficou ‘ferido nem machucado’. Duas pessoas estavam desaparecidas, mas porque estavam buscando olhar seu comércio. Mas elas já foram encontradas”.

Leia o Decreto de Calamidade Pública na íntegra:

Leia também: Estragos em Itabirito por causa das chuvas: 90 pessoas, com casas atingidas, na Escola Natália

E mais: Vale afirma que suas barragens não tiveram alterações por causa das chuvas

Compartilhe:

33 COMENTÁRIOS

  1. […] Itabirito (Região Central de Minas) – No fim da tarde desta quinta-feira (20/1), em reunião extraordinária, por unanimidade, foi aprovado pelos vereadores, em primeira discussão, o projeto de lei (PL) 03 de 2022, que concede auxílio para atingidos pelas chuvas e enchentes que se deram na semana passada e que assolaram o município. […]

Comments are closed.