Itabirito (Região Central de Minas) – Uma obra da Prefeitura na Vila Gonçalo tem gerado divergências entre um morador do bairro e os responsáveis pelo trabalho. Luciano dos Santos Leal (42 anos) teme o desmoronamento de seu terreno – onde há duas casas e fica na Rua Arduíno de Araújo.
Para ele, o muro de contenção, que está sendo feito pela Prefeitura, não apresenta segurança de fato.
A obra tem a intenção de conter um imenso barranco (que fica em uma área verde) comprometido com as chuvas de 2022 – as mais trágicas da história de Itabirito.
“É preciso conter o gabião de forma segura, o que não está acontecendo. Tem que criar condições na parte de baixo, primeiramente, para depois erguer o muro. No terreno, há rachaduras que provam o que eu estou falando”, disse o morador.
Durante a obra, Luciano já reclamou pessoalmente com os responsáveis. Já protocolou o caso na Prefeitura e vai entrar na Justiça – não contra a obra (que ele sabe que é importante), mas contra a forma como ela está sendo feita.
O morador também afirma que grande quantidade de terra está sendo despejada, pela Prefeitura, nas proximidades de uma nascente (que fica na mata). “Isso que eles estão fazendo é crime ambiental. Em época de chuva, a vazão aumenta muito nessa nascente. E a terra pode descer colocando em risco as casas que ficam na parte de baixo da mata. Até a minha casa e outras residências, da parte de cima, correm risco”, acredita ele.
Outra reclamação do morador é que não foi colocada placa na obra (com nome do engenheiro responsável, custo, início, término etc).
Outro lado
O Radar Geral procurou a Prefeitura de Itabirito. Todas as reclamações colocadas nesta matéria foram citadas nos questionamentos enviados via e-mail.
A Prefeitura respondeu. Nota, na íntegra, a seguir:
NOTA OFICIAL – Obra no bairro Vila Gonçalo
A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, esclarece que as intervenções em andamento na Rua Arduíno de Araújo, no bairro Vila Gonçalo, são de caráter necessário e emergencial, ainda em razão de consequências das últimas chuvas no ano passado, que assolaram o município.
A obra tem como objetivo, única e exclusivamente, recompor a via pública, conter e prevenir possíveis novos deslizamentos de terra, que possam afetar a segurança dos moradores e da infraestrutura existente.
A Prefeitura ainda informa que as equipes técnicas estão adotando medidas de proteção ambiental durante a execução da obra, em conformidade com as normas ambientais.
[…] Geral a respeito do assunto. Da vez anterior, o Município mandou uma resposta. Leia essa resposta CLICANDO AQUI. […]