Na manhã desta quinta-feira (18/8), acompanhados pelo padre Miguel Ângelo Fiorillo, ficais do Instituto do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional (Iphan) e a Polícia Federal (PF) estiveram em vistoria na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, bairro Tombadouro, em Itabirito (Região Central de Minas).
O motivo tem a ver com o embargo das obras no monumento histórico. Obras essas que estavam sendo feitas pela Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem (responsável pela igreja). Situação foi agravada porque o forro do altar-mor desabou na última segunda-feira (15/8).
De um lado, o Iphan diz que o motivo do desabamento foram irregularidades que se deram na execução da obra (que a princípio estavam devidamente autorizadas pelo Instituto).
Do outro lado, o padre Miguel afirma que não teve, no momento do embargo, oportunidade de contra-argumentar, e que o embargo teria sido o motivo do desabamento.
Após o forro despencar, o padre Miguel comunicou o incidente oficialmente ao órgão federal. Inclusive, essa vistoria foi a pedido do próprio padre.
Redes sociais
Nas suas redes sociais, o padre Miguel afirmou que cuida da igreja com muita responsabilidade e relatou que a vistoria foi feita pela superintendente do Iphan-MG, Débora Maria Ramos do Nascimento França e sua equipe de peritos, acompanhados por ele – que é o representante da proprietária do imóvel, ou seja, a Arquidiocese de Mariana/Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem. “Concluiu- se que a obra permanecerá embargada até emissão do laudo que o Iphan emitirá para a Paróquia”, informou o padre por meio de seu perfil no Facebook.
No post, o padre finalizou: “com prazer faço esta comunicação aos abnegados paroquianos financiadores da reforma e aos estimados amigos das redes sociais”.
Leia também – Em Itabirito, forro do altar-mor da histórica Igreja do Rosário desaba; veja vídeo
Leia mais – Itabirito: Iphan diz que obra irregular foi o motivo de o forro da Igreja do Rosário ter desabado
E ainda – Padre Miguel contesta alegação do Iphan de que obras na Igreja do Rosário estavam irregulares
[…] 4ª – Itabirito: Iphan e PF vistoriam Igreja do Rosário; obras continuam embargadas, informa padre […]