Empresa especializada higieniza Farid Beira Rio, que fica na Praça São Sebastião. Segundo a gerência, o procedimento se dá uma vez por semana em todos os supermercados da rede. Foto - Radar Geral
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É inegável que quando se entra em algum supermercado de Itabirito (na Região Central de Minas), observam-se situações que não deveriam estar acontecendo em tempos de Covid-19 (doença provocada pelo coronavírus). Principalmente, no que diz respeito às aglomerações e ao uso indevido de máscaras. Contudo, é fato também que esses estabelecimentos mudaram sobremaneira a rotina de funcionamento para tentar se adequar à nova realidade.

Mas afinal, o que está sendo feito para combater a pandemia dentro dos três maiores supermercados do município: Farid, BH e Epa?

O Radar Geral tem ciência de que há outros estabelecimentos importantes na cidade, como por exemplo: Dia, Jequeri e Opção. Contudo, a intenção dessa matéria é que o leitor tenha uma noção da realidade com base nos três exemplos.  

BH

Recebendo ordens da matriz em Belo Horizonte, o Supermercados BH, de Itabirito, que fica às margens da BR-356, é o mais rigoroso no controle daqueles que entram no estabelecimento.

A temperatura é aferida diariamente em todos os clientes e funcionários antes de eles entrarem.

Temperatura é medida em todos que entram no Supermercados BH de Itabirito. Foto – Radar Geral

Pelo menos no que diz respeito aos clientes, a medida pôde ser comprovada nesta terça-feira (21), quando o Radar Geral esteve por duas vezes no BH.

Fichas são distribuídas na entrada para contar o número de indivíduos que chegam. No máximo, 200 pessoas podem entrar. “Já aconteceu de cliente ter de esperar na porta”, disse Raphael Daniel, um dos gerentes.  

Totem com álcool em gel para uso de clientes foi colocado na entrada. Em todos os 13 caixas, há álcool disponível, e foram instaladas placas de proteção de acrílico para diminuir o contato entre clientes e funcionários.

Dispenser para papel toalha e recipiente com álcool estão próximos à entrada para a higienização dos carrinhos.

Todos só entram usando máscara. E há marcação no piso onde pode haver fila (açougue, caixa, sala da gerência etc). A distância por pessoa é de 1,5 metro.

“Não pode trabalhar o funcionário que apresente febre ou qualquer sintoma. Caso isso aconteça, ele deve ser encaminhado ao serviço de saúde. E a ordem é que também não entre cliente que apresente febre”, disse o gerente. Contudo, ele admitiu que, até agora, nenhum cliente foi barrado especificamente por apresentar algum sintoma.

No refeitório dos funcionários, segundo o gerente, algumas cadeiras foram inutilizadas para que os funcionários não fiquem próximos uns dos outros.

Farid

Talvez pela localização, tradição e horários diferenciados, dentro de Itabirito, os supermercados da rede Farid são os que, aparentemente, têm maior movimentação. O que pode significar menos distanciamento no dia a dia.

Atendendo à solicitação da reportagem, o setor de comunicação do Farid mandou uma nota expondo as medidas de combate à proliferação da Covid-19 nos supermercados da rede em Itabirito.

O destaque é um horário preferencial para idosos e pessoas do grupo de risco (das 7h às 8h).

Em nota, a rede Farid informou:

Sempre empenhados em garantir a segurança de nossos colaboradores e clientes, o Farid tem implantado diversas iniciativas desde o início da pandemia. São elas:

Assepsia de todas as lojas em parceria com a Inseticom, para que os ambientes estejam ainda mais protegidos contra vírus, fungos e bactérias. O processo será feito regularmente e não oferece nenhum risco de toxidade, sendo 100% seguro.

Compra de máscaras para todos os colaboradores.

Comunicados sobre o correto uso de máscaras e higienização das mãos e ambientes.

Instalação de proteção em acrílico para caixas de todo o varejo.

Álcool em gel disponível por meio de totem pode ser encontrado nas entradas do Farid e do BH. Foto – Radar Geral

Adesivos de chão sinalizando a distância ideal entre as pessoas nos locais de grande circulação.

Banners e áudio para rádio interna com informações sobre a pandemia e dicas para a segurança dos clientes.

Totem com dispenser de álcool gel.

Álcool gel para colaboradores em diversos pontos dos ambientes de trabalho.

Termômetros digitais para controle de temperatura de todos que entram em nossas lojas.

Criação de horário especial de compras para idosos e pessoas do grupo de risco.

Sinalização de ambientes como refeitórios e salas de espera, proibindo o uso de todos os assentos, para manter distância segura entre as pessoas.

Controle de fluxo de clientes nas lojas.

Reuniões para a conscientização dos colaboradores e ênfase ao uso correto da máscara.

Além dessas medidas, continuamos atentos às recomendações do Ministério da Saúde para contribuir com a contenção da disseminação da Covid-19.

Epa ignora reportagem

O amplo espaço interno do Epa, em Itabirito, facilita para que não haja aglomeração.

Homem entra sem máscara no Epa e sem usar o álcool em gel disponível na entrada. Foto – Radar Geral

Há álcool em gel em recipientes de plástico para higienização dos carrinhos e na entrada. Contudo, algumas vezes, percebe-se que o produto não é reposto de forma eficiente.

Há marcações no piso para fila dos caixas e placas pedindo para que cuidados sejam tomados. Outra situação percebida é que o sistema de som, insistentemente, pede que os clientes sejam breves nas compras e que permaneçam distantes uns dos outros.

O Radar Geral, ao todo, por telefone e pessoalmente, fez sete contatos com a gerência e com o setor de comunicação da rede Epa. Contudo, até o momento, não houve nenhuma resposta para os questionamentos da reportagem

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