Tragédia anunciada na BR-040, em Ribeirão do Eixo, Itabirito. Foto feita por morador - Rádio Itatiaia - Reprodução
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – Um barranco, que segura o km 588, da BR-040, preocupa moradores da localidade de Ribeirão do Eixo. Segundo eles, a encosta a cada dia cede um pouco mais, principalmente porque as chuvas não dão trégua. Trata-se de trecho que liga a capital (BH) a Congonhas.

O local é chamado de Curva da Celinha (por causa de um conhecido restaurante). No ponto, o fluxo de veículos pesados é intenso. Há também uma estrutura provisória de madeira utilizada por pedestres. Com a terra cedendo, o temor é que haja um deslizamento ainda maior – situação que comprometeria a estrada e a estrutura de passagem.  

Em entrevista a Rádio Itatiaia, o morador Marcelo Braga disse que o ponto apresenta risco iminente há tempos. Segundo ele, com a chuva o barranco está esfarelando. “A gente cobra, manda carta pedindo o pessoal da Via 040 para ir ao local, fazer vistoria, acompanhar, e eles não fizeram. Se não tomar providência é perigoso (a comunidade) fechar o local”, disse ele à Itatiaia.

Daniel Sudano

O vereador Daniel Sudano (Cidadania) está tentando buscar uma solução.“Trata-se do acesso de moradores de Ribeirão do Eixo para travessia até o posto de saúde, escola da comunidade e trabalho em sítios da região. Por causa das chuvas, o acesso desmoronou sendo recuperado pelos próprios moradores com pedaços de madeira. O trânsito é intenso principalmente de carretas e outros veículos pesados. O risco de desmoronamento é real e poderá fechar parte da BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro”, disse o vereador, que inclusive mandou ofício relatando o problema para a concessionária Via 040, responsável pela BR.

Veja vídeo em que o vereador relata o caso:

Segundo a rádio, a Defesa Civil de Itabirito informou que não foi notificada sobre o risco no trecho.

De acordo com os moradores, havia a perspectiva de que a passagem de madeira fosse desativada nesta quinta (10/2). Contudo, o que aconteceu, de fato, foi que técnicos da concessionária somente estiveram no local.

População corre risco na “passarela” improvisada. Foto feita por morador – Reprodução – Rádio Itatiaia

Via 040

Em nota à Rádio Itatiaia, a Via 040 afirmou que tem acompanhado a situação do local, que só deve passar por reforma após o período chuvoso. 

Leia nota da Via 040:

“A Via 040 esclarece que a situação no km 588 está sendo monitorada e há equipe de topografia em campo realizando levantamentos necessários para elaboração do projeto executivo. A estimativa é de que os trabalhos de restauração da encosta sejam executados após o período chuvoso”.

Matéria feita com base em texto da Rádio Itatiaia escrito pela repórter Maria Clara Lacerda.

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.