O último domingo (23/10) foi grandioso para sete competidores (seis crianças e um adulto) do Projeto Samurais do Amanhã, desenvolvido no bairro Padre Adelmo (PA), em Itabirito (Região Central de Minas).
Todos eles conquistaram ouro na semifinal do Campeonato Estadual de Jiu-jítsu (Campeonato Mineiro), que aconteceu em Contagem (Grande BH). Oficialmente, a disputa leva o nome “48ª Taça Minas Gerias”.
Os nomes dos medalhistas são:
Adryan Fernandes dos Santos Dias – 10 anos;
Anna Júlia da Silva Lima – 11 anos;
Rayssa Gabrielle Fernandes Lima – 7 anos;
Maria Eduarda Benício Marques – 11 anos;
Paulo Enrik Paixão do Nascimento – 10 anos;
Isabella Caroline Pereira Lopes – 11 anos; e
Edson Paixão do Nascimento – 36 anos.
A vitória para todos eles veio em dose dupla. Isso porque as seis crianças (sem exceção) também foram ouro quando participaram da fase anterior do Estadual de Jíu-jítsu, que aconteceu em Santa Luzia (MG) no final de agosto deste ano. Por sua vez, Edson Paixão ficou com bronze na 1ª fase e, desta vez, garantiu o ouro
Ou seja, na prática, as crianças já são campeãs mineiras em suas categorias. Mesmo assim, elas estão ansiosas para participar da próxima e última fase do campeonato – que acontecerá em dezembro, em Brumadinho (MG).
Samurais do Amanhã
O Projeto Samurais do Amanhã ministra aulas de jiu-jítsu no Padre Adelmo e é desenvolvido pela Associação Recreativa e Esportiva Peposo Team (Arept). Contudo, é aberto a todas as crianças interessadas de Itabirito. Inclusive tem alunos do bairro Padre Eustáquio.
No caso específico do mais recente torneio, todos os medalhistas são do PA.
O projeto tem à frente os professores Wilson Marques (faixa preta 3° grau de jiu-Jítsu) e Geraldo Silva (também faixa-preta), bem como o monitor Edson Paixão do Nascimento (o mesmo que conquistou o ouro já citado).
O “Samurais do Amanhã” tem a colaboração do vereador Paulinho (Republicanos). “Que sempre nos ajuda em tudo que precisamos”, disse o professor Wilson (conhecido como Wilsinho).
A iniciativa também conta com apoio das empresas Herculano Mineração, Uniguincho e Serra Verde Transportes. “Somos imensamente grato a todos”, salientou o professor.
Em tempo: na 1ª etapa, Rafaelly Victória Pereira Lopes (de 11 anos) participou e ficou com ouro. Contudo, desta vez, ela não disputou.
Leia também outras matérias recentes do Radar Geral sobre jiu-jítsu de Itabirito:
7 crianças do Padre Adelmo, em Itabirito, conquistam o ouro na 48ª Taça MG de Jiu-jítsu
Crianças e adolescente de Itabirito conquistam 1 ouro e 3 pratas no BH Open de Jiu-jítsu