Itabirito: 3 casas, na região do Cardoso, que estão interditadas, são arrombadas e furtadas
As 3 casas e os estragos feitos pelo bandido - Fotos cedidas ao Radar Geral
Compartilhe:

Portas e janelas foram arrombadas por bandido (ou bandidos) em três casas no Recreio dos Bandeirantes (na Região do bairro Cardoso), em Itabirito (MG). Foram levados fiações, chuveiros, tomadas, interruptores etc. E ainda: padrões e janelas foram danificados. O crime foi identificado nesta segunda (28/4).

As 3 famílias proprietárias, que somam 8 pessoas, não estão morando nessas casas. Elas tiveram de deixar os imóveis em 2022, por conta dos estragos feitos pelas chuvas.

Chuva essa que resultou na pior enchente da história de Itabirito. Os estragos foram consideráveis também nas partes altas da cidade.

Essas 3 famílias chegaram a voltar a ocupar os imóveis, mas saíram novamente uma vez que não há de fato condições de moradia. “A Prefeitura informou que se voltarmos será considerado invasão”, disse um dos donos.

Segundo esse morador, foi somente neste ano de 2025, com ajuda do Ministério Público (MP), que o aluguel social foi disponibilizado pela Prefeitura.

O pedido atual dessas vítimas de furto vai para além de mais segurança no local (e do aluguel social – de cerca de R$ 800 mensais, já disponibilizado). O que eles querem é que o Município faça uma intervenção no local, para que possam voltar para suas casas ou que a Prefeitura os indenizem.

VEJA MAIS IMAGENS QUE TÊM A VER COM O ASSUNTO. CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIÁ-LA:

Sobre a responsabilidade do Munícipio (que também responde por erros de administrações anteriores), o proprietário entrevistado disse que o loteamento foi feito pela SPL Engenharia, com a devida autorização da Prefeitura, em cima de uma espécie de lixão (bota-fora), situação que teria comprometido a segurança do terreno – que teria culminado no fato de as casas estarem hoje em situação de risco.

O entrevistado garantiu que, na época da construção, engenheiro foi contratado para que as casas fossem construídas no local. “Mas como as casas são de 1 andar, não foi indentificado, na fundação rasa, o bota-fora. Na época, não foi feita uma sondagem profunda, comum em imóveis com mais andares”, disse o morador.

OUTROS LADOS

DEFESA CIVIL

Ao Radar Geral, a Defesa Civil Municipal informou que as casas foram interditadas uma vez que as chuvas de 2022 fizeram com que o terreno ao fundo das residências cedesse, colocando os imóveis em risco iminente.

POLÍCIA MILITAR

O comandante da Polícia Militar (PM), capitão Antônio Carlos, ao Radar, afirmou por meio de mensagem: “Podemos marcar uma visita com os proprietários na próxima semana. Vou pedir para as guarnições entrarem em contato com eles”.

SUGESTÃO do site aos moradores: procurem a PM no Quartel (no Bela Vista) para que essa reunião seja marcada. Mesmo porque como não há morador nos imóveis, os militares não encontrarão as vítimas.     

SPL ENGENHARIA

O Radar Geral procurou, por meio de ligação telefônica, a empresa citada e esperou por mais de 40 minutos ouvindo uma gravação: “Oi! Todos os nossos atendentes estão ocupados no momento. Aguarde que iremos atendê-lo. É rapidinho. Eu prometo”.

E nada de alguém atender.

O Radar ouviu uma gravação por mais de 40 minutos

O site procurou também a Prefeitura de Itabirito – que enviou a seguinte nota:


NOTA OFICIAL DA PREFEITURA

Em resposta à demanda de imprensa sobre casas interditadas em 2022 por conta das fortes chuvas à época, e furtadas recentemente, a Prefeitura de Itabirito informa que, para além dos serviços da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Social, já prestados aos moradores, o caso está judicializado e aguarda decisão para tomar as devidas providências.

Itabirito, 28 de abril de 2025

Compartilhe: