Forquilha IV em 2019. Quando a barragem for desativada (em breve), não mais terá a lagoa de rejeito Foto - Reprodução - TV Globo Minas
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Ouro Preto (Região Central de Minas) – A Vale informou que a barragem Forquilha IV, da Mina Fábrica, que fica no município ouro-pretano, teve seu nível 1 de emergência encerrado, nesta terça-feira (30/11).

Segundo a Defesa Civil Municipal, de Itabirito, essa é uma das barragens que atingiriam o município itabiritense em caso de rompimento. Isso porque, em situação de desmoronamento, o rejeito cairia no Ribeirão Mata Porcos (afluente do Rio Itabirito).  

Ao Radar Geral, a Vale afirmou que as barragens Forquilha I, II, III, IV e Grupo estão na “mancha hipotética de inumdação”. O que confirma a informação da Defesa Civil Municipal. Contudo, atualmente segundo a Vale, não há famílias no caminho da “mancha hipotética” e existe o muro de contenção, que foi construído pela empresa com intuito de barrar o rejeito em caso de rompimento.

A mineradora também informou que em Barão de Cocais (MG), a barragem Norte Laranjeiras teve seu nível de emergência reduzido de 2 para 1. “As mudanças atestam o aumento da segurança e estabilidade das estruturas e reforçam o compromisso da Vale com a segurança das pessoas que vivem próximas”, informou a empresa.

Adequações

A barragem Forquilha IV passou por adequação de acessos, correção de erosões e poda de vegetação. As ações foram realizadas com a utilização de equipamentos não tripulados, já que o acesso à barragem é restrito em conformidade com exigências do Ministério Público do Trabalho (MPT). A estrutura tem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva.

Já a barragem Norte Laranjeiras também recebeu uma série de ações e investigações realizadas nos últimos meses e, embasada no posicionamento do Engenheiro de Registros (EoR – auditor independente), projetistas e corpo técnico da empresa, foi concluído que a anomalia (trinca) que gerou a elevação para nível 2 da estrutura, em novembro de 2020, foi extinta, o que possibilitou a redução do nível para 1. O monitoramento, controles de segurança e constantes inspeções na barragem reforçam esse entendimento.

Segunda Vale, o encerramento do nível de emergência da barragem Forquilha IV e a redução do nível de emergência de Norte Laranjeiras foram devidamente informados aos órgãos competentes, conforme diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e na legislação brasileira, incluindo a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a auditoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A empresa ainda informou: “As barragens Forquilha IV e Norte Laranjeiras, assim como todas as demais estruturas da empresa, são monitoradas permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e recebem inspeções regulares de equipes internas e externas. A Vale segue empenhada no atendimento às melhores práticas internacionais de engenharia, tendo como foco, sempre, a segurança de trabalhadores e comunidades vizinhas à estrutura”.

Compartilhe: