Especialista em
Tércio durante aplicação do curso em Barbacena - Foto: Saga Filmes
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Tércio Viega de Carvalho Filho (de 32 anos) é membro da guarda civil municipal de Itabirito e recebeu, recentemente, um reconhecimento da Prefeitura de Barbacena por ter sido um dos responsáveis pelo “Curso de Operações de Controle de Distúrbios Civis”.

Tércio é especialista em instrumentos de menor potencial ofensivo, ou seja, armas não letais utilizadas para dispersão de pessoas.

Ao Radar Geral, o agente explicou que a mentoria dada à Guarda Civil de Barbacena com o apoio logístico da Epcar (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) e coordenada por instrutores de São Paulo e Minas Gerais, capacitados em matérias diversas.

O conhecimento repassado, em todo curso, compõe a grade curricular necessária para formação do operador de choque.

Veja vídeo feito pela Saga Filmes:

O curso contou com a instrução de militares das Forças Armadas, policiais penais e guardas. Cada em sua área de atuação.

Diploma que o agente recebeu – Foto: Tércio Viega

Segundo Tércio, o curso é uma especialização necessária a todo agente de segurança pública, que trabalha em situações com aglomeração de pessoas, tanto em ambientes confinados quanto em via pública. Isso porque, ainda de acordo com ele, dessa aglomeração pode ser iniciada uma turba (desordem) com o intuito de depredar o patrimônio (público ou privado) ou de promover agressões contra pessoas.

“O agente com os conhecimentos desse curso pode realizar a contenção minimizando ‘efeitos colaterais’, evitando fatalidades ou lesões graves tanto de quem tenta se esquivar da situação ou de quem a causa”, afirmou.

“Esse curso significa um avanço imensurável, principalmente no estado de Minas Gerais, onde o contato com esse tipo de qualificação é muito difícil. Me sinto privilegiado e totalmente agradecido por fazer parte deste projeto”, destacou Tércio.

Definitivamente, Tércio um um agente dedicado. Ele já foi, inclusive, condecorado em 2021 pela Assembleia de São Paulo, após conclusão do curso de Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo) – que reuniu guardas municipais de todo o país.

Curso de Operações de Controle de Distúrbios – Foto: Saga Filmes
Curso de Operações de Controle de Distúrbios – Foto: Saga Filmes
Compartilhe: