Tércio, da GM de Itabirito, com a medalha Patamo, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Foto - Divulgação
Compartilhe:

O guarda civil municipal de Itabirito, Tércio Viega de Carvalho Filho (de 29 anos), recebeu, na segunda-feira (22/11), a medalha de Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo). A homenagem foi concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização das Guardas Municipais. A cerimônia foi na sede do Legislativo paulista.

Os agentes agraciados receberam as homenagens pela conclusão do curso de Patamo, realizado nos últimos anos pelas cidades de Jandira e Embu das Artes. Trata-se de um curso intensivo de treinamento para patrulhamento tático para a composição de equipes de Ronda Ostensiva Municipal (Romu). O curso, que aconteceu durante 20 dias consecutivos, é considerado uma referência nacional em formação para a Romu.

O guarda Tércio fez o curso usando recursos próprios: sem ônus para o município de Itabirito. Os ensinamentos ainda poderão ser repassados a outros guardas itabiritenses.     

A entrega da medalha em São Paulo

O evento, que está em sua primeira edição, “homenageou agentes de segurança pública que arriscam suas vidas durante patrulhamento para proteger a sociedade. A iniciativa visa também dar voz às Guardas, para que sejam reconhecidas e valorizadas no Brasil”, informou a presidente da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização das Guardas Municipais , deputada Leticia Aguiar.

Entrega da honraria Patamo na Assembleia Legislativa de São Paulo. Foto – Divulgação

“Sinto-me muito honrado em receber a medalha Patamo, em fazer parte dessa história, de um curso que hoje é referência nacional, em que guarda civis se deslocam do Brasil inteiro para poder ter a chance de se formar em um grupamento especializado de elite. O evento da entrega da medalha foi grandioso. Poder ouvir as grandes referências no mundo do patrulhamento especializado, durante o curso Patamo, foi emocionante (…). O valor que essa medalha carrega será um orgulho pelo resto da minha vida”, disse o guarda Tércio Viegas – que é credenciado pela Polícia Federal como instrutor de tiro, armeiro e instrutor de Suporte de Técnicas Operacionais.

“As medalhas recebidas são cunhadas em bronze esmaltado, com fita em gorgorão brilhoso, realçando a força e a honra do homenageado”, informou a organização do evento.

A iniciativa reuniu dezenas de guardas do Brasil, principalmente do estado de São Paulo.

Veja mais fotos da cerimônia em São Paulo:

Compartilhe: