Vacinação de cães se deu em bairros atingidos pelas enchentes em Itabirito. Foto - Prefeitura de Itabirito
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – Nesta sexta-feira (28/1), os bairros São Geraldo, Santa Efigênia, Esperança e Marzagão tiveram vacinação gratuita de cães atingidos pelas enchentes que castigaram Itabirito no começo deste mês.

O trabalho foi feito pelo Serviço de Controle Animal da Prefeitura. A vacinação foi viabilizada após a doação de 170 doses de vacinas polivalentes pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad).

“Estamos no momento pós-enchentes e algumas medidas são importantes para a prevenção da saúde dos animais, como a profilaxia quanto à leptospirose. Essa ação é de extrema importância quando o assunto é a saúde dos cães”, explica a médica veterinária do Serviço de Controle Animal, Jane Moura.

Vacinação de cães se deu em bairros atingidos pelas enchentes em Itabirito. Foto – Prefeitura de Itabirito

Vacinação porta a porta

A demanda de vacinação dos cães foi definida com base no trabalho de campo e no diálogo com as equipes que atuaram nas enchentes e também com as famílias atingidas em locais de maior vulnerabilidade.

“O Serviço de Controle Animal recebeu as vacinas e organizou quatro equipes, que realizaram a vacinação e desverminação, porta a porta. Esses procedimentos também contemplaram os cães que estão em lares temporários”, afirma a coordenadora técnica do Serviço de Controle Animal, Tamires Verazani.

Saúde dos cães em dia

Para os moradores, a vacinação gratuita representou a oportunidade de manter os cães com a saúde em dia após as enchentes.

“Achei muito interessante essa iniciativa, uma vez que, até então, não havíamos recebido esse tipo de atendimento. Fui surpreendida positivamente”, disse Juliana Santana, moradora do bairro Santa Efigênia.

Compartilhe: