Dona Deusa, Padre Marcelo e Ricardo Oliveira: moradores de Itabirito falam sobre a Páscoa
Padre Marcelo, Dona Deusa e Ricardo Oliveira foram entrevistados pelo Radar Geral - Fotos: Radar Geral e Divulgação
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Em razão do dia de hoje (9 de abril), Domingo de Páscoa, o Radar Geral procurou três pessoas conhecidas em Itabirito (na Região Central de Minas) para falar a respeito da celebração da igreja cristã em homenagem à “Ressurreição de Jesus Cristo”.

Dona Deusa, Padre Marcelo e Ricardo Oliveira foram os escolhidos. Os três foram procurados na noite de sexta-feira (7/4). Todos eles, prontamente, atenderam à reportagem.

Dona Deusa

Deuslira Raimunda Alves (nome de batismo) pode ser chamada também de Deusolira ou Dona Deusa.

Extremamente popular em Itabirito, ela (conforme já relatado pelo Radar Geral) é a dona da risada mais fácil e gostosa de Itabirito.

Dona Deusa na cozinha de sua casa – Foto: Radar Geral

Deusa atendeu o repórter do Radar na casa dela no bairro Santa Tereza com sua tradicional gargalhada. Durante a entrevista, passou um vizinho e gritou: “Uh! Cara Preta!”. Ela, então, o cumprimentou com entusiasmo.

Ele disse: “Pensei que a senhora não fosse me reconhecer!”. Dona Deusa respondeu em meio a risos: “Como eu não reconheceria essa cara queimada!”.

Netinha

Brincadeiras à parte, para Deusolira (de 75 anos de idade), a atual data é importante. “Época em que todo mundo espera. As crianças ficam numa alegria danada! Minha netinha (de 8 anos de idade), a cara dela não queima esperando o ovo de Páscoa! (risos)”, disse.

Dona Deusa, que é católica, citou a Ressurreição de Cristo e disse que gosta de apreciar as manifestações da igreja. “Mas neste ano, não deu pra eu ir. Estou numa correria muito grande”, afirmou.

Apesar de não ter participado das celebrações, ela garante que reza o terço toda noite: “Sou eu e Deus”, descreveu o momento. Oportunidade em que ela pede pela sua família e “por todas as famílias de Itabirito e do mundo inteiro”.

Deusa ainda desejou “que tudo seja maravilhoso, que tudo esteja na tranquilidade” nesta Páscoa.

Leia mais sobre Dona Deusa: Dia da Mulher: homenagem à Dona Deusa, a risada mais gostosa de Itabirito

Padre Marcelo

Nascido em Conselheiro Lafaiete, Padre Marcelo Pereira (de 52 anos) tem uma longa história com Itabirito.

Morador do bairro Tombadouro, mais exatamente na Rua do Rosário, Marcelo, que é um sacerdote Redentorista, é também devoto de Nossa Senhora do Rosário. E foi diante de uma bela imagem dessa santa, na sala de sua casa, que ele conversou com o Radar Geral.

Marcelo Padre, na sala de sua casa, ao lado da imagem da Nossa Senhora do Rosário – Foto: Radar Geral

Ao responder à pergunta “o que a Páscoa significa para o senhor?”, o padre foi direto: “Ressurreição!”.

Perguntado se essa época é importante para ele, o padre respondeu com um sonoro “sim!”. “É a vivência do Tríduo Pascal, que começou ontem (na quinta-feira) e terminará amanhã (no sábado). Trata-se da mais bela liturgia da Igreja. É a passagem da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus”, detalhou.

Importante para as crianças

Quando o assunto passou a ser o costume de dar, epecificamente, ovos de Páscoa como presente, o padre disse que não vive e nunca viveu essa realidade. Contudo, ele se lembra de ganhar bombons em sua infância. “Independemente da data”, salientou.

Questionado se ele gosta de chocolate, ele respondeu, de forma desanimada, que sim. E na sequência disse: “Tenho diabetes!”.

Entretanto, para o padre, o costume dos ovos de Páscoa “a gente não deve tirar das crianças!”.

Imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que Padre Marcelo trouve quando esteve na Europa- Foto: Radar Geral
Campanha da Fraternidade 2023

O padre desejou nesta data o cumprimento da Campanha da Fraternidade de 2023. “Que tenhamos um mundo melhor, sem fome, sem violência, sem guerra”, almejou.

O tema deste ano é “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Leia mais sobre o Padre Marcelo: Itabirito: 18 anos de padre Marcelo; “Sou pecador, mas tenho muita vontade de servir, de ser bom”

Ricardo Oliveira

Nascido e criado em Itabirito, Ricardo Luiz de Oliveira, apesar de não estar ocupando cargo eletivo no momento, pode-se dizer, é um político acessível.

Vereador na legislatura 2017-2020, Ricardo é casado e pai de três filhos. “E sou uma pessoa cristã”, garantiu.

As respostas de Ricardo (que está com 40 anos de idade) foram via WhatsApp (para a reportagem, foi excelente, tendo em vista o tempo escasso).

Ricardo Oliveira – Foto: Divulgação
Alto do Cristo

Segundo Ricardo, Itabirito “representa tudo”.

“Minhas raízes, meus amigos, minha história (…). Quando eu penso na Páscoa, eu me lembro, em todos os dias do ano que vejo a representação Dele lá do alto de nossa cidade, Daquele que deu a vida por nós! Dentro da minha fé, acredito nesse Homem que morreu pra nos salvar e nos presentear com a vida eterna!”, afirmou.

“Desejo uma Páscoa abençoada e um momento de reflexão e amor a todas as pessoas”, finalizou Ricardo.

Leia ainda sobre Ricardo Oliveira: Tristezas da enchente trazem à tona a solidariedade do povo de Itabirito

E mais: Orlando Caldeira é reeleito prefeito de Itabirito

Compartilhe: