Disque 153: Prefeitura de Itabirito vai recolher animais de grande porte soltos pelas ruas
Animais irão para Ouro Branco - Foto: Prefeitura de Itabirito
Compartilhe:

“Em Itabirito, animais de grande porte em vias públicas e estradas serão apreendidos e recolhidos por questões sanitárias e ou de segurança pública”, informou a Prefeitura de Itabirito (na Região Central de Minas), que aderiu à criação do curral regional por meio do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap).

A inauguração do espaço, situado na comunidade de Carreiras, em Ouro Branco, foi realizada na última semana. O curral atenderá às demandas de quatro municípios da Região dos Inconfidentes consorciados ao Codap.

Denúncias

Casos de animais soltos ou abandonados nas vias públicas e estradas da região de Itabirito já podem ser denunciados para que sejam tomadas providências quanto ao recolhimento e responsabilização dos proprietários.

Para denunciar, basta ligar 153. Também é possível registrar denúncia via aplicativo 153 Cidadão ou pela Ouvidoria Municipal, por meio do contato (31) 3561-2412.

Curral Regional

Segundo a Prefeitura de Itabirito, a prestação do serviço de forma consorciada possibilita a divisão dos custos de implantação e a composição de equipe capacitada para garantir o bem-estar dos animais apreendidos. “A iniciativa visa evitar acidentes e proliferação de doenças. Os animais recolhidos ficarão hospedados no curral e receberão tratamento digno”, garantiu a Prefeitura.

O curral regional foi construído em imóvel com área de 2,4 hectares, cedido por meio de comodato ao Codap pela Gerdau Açominas.

A implantação do serviço é objeto de discussão entre Itabirito e os demais municípios consorciados desde 2021. Para transformar o projeto em realidade, os municípios uniram esforços para criação e unificação de legislação regulamentadora da iniciativa.

“A presença de animais de grande porte nas vias públicas e estradas é um problema recorrente em todo município. Além do risco de acidentes e da possibilidade de transmissão de doenças, há a necessidade de oferecer tratamento digno a esses animais. Por meio do consórcio, com os custos de manutenção do curral regional compartilhados entre os municípios consorciados, garantiremos esses cuidados”, disse o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania).

Leia também:

Itabirito: cavalos soltos pelo Marzagão causam inúmeros transtornos

Compartilhe: