Chuva, Centro Histórico, marchinha e família: Carnaval 2023 começa em Itabirito; veja fotos
Primeiro dia de festa foi no Centro Histórico - Fotos - Prefeitura de Itabirito
Compartilhe:

“Bandeira branca, amor. Não posso mais. Pela saudade que me invade, eu peço paz”, cantou, na noite chuvosa desta quarta-feira (15/2), o Grupo Descendo a Ladeira durante a festa de abertura do Carnaval 2023, em Itabirito (na Região Central de Minas). Esse foi o ritmo do primeiro dia do “Itabirito Folia” (nome dado pela Secretaria Municipal de Cultura).

A abertura foi no Centro Histórico, partindo da Ponte da Açucena, subindo a Rua 7 de Setembro e terminando na Praça Dom Silvério (largo em frente à Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem).

Veja vídeo feito por internauta que mostra os foliões saindo da 7 de Setembro:

O clima era familiar. Muitos idosos, crianças e pessoas fantasiadas. “Este ano, o Carnaval tem um sabor diferente pós-pandemia. Tem tudo pra ser muito bom. As pessoas estão loucas pra curtir a festa. A abertura no Centro Histórico, por exemplo, é tradição. Não se pode perder. É a manutenção daquilo que é bom”, disse Waldyra Salvador, diretora da Apae de Itabirito, que na festa estava acompanhada de seu filho.

Waldyra com seu filho – Foto: Radar Geral

Para Aline Lemos, moradora do bairro Boa Viagem, que estava com sua filha e seu afilhado, “o Carnaval no Centro Histórico é muito interessante, principalmente com o Bloco Zé Pereira, que tem uma história muito bonita em Itabirito”.

Aline (de cabelo preso)- Foto: Radar Geral
Abertura

Em rápido discurso, o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) e a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melilo, mencionaram que, por causa da pandemia, a cidade ficou dois anos sem a festa.

Prefeito Orlando e secretária Júnia- Foto: Radar Geral

A secretária fez menção também ao aplicativo com informações sobre a folia itabiritense, que o internauta pode baixar para para Android ou iPhone.

Já o prefeito lembrou dos 100 anos do município, que será comemorado em 7 de Setembro deste ano. “É uma história que muito nos orgulha! (…). Como é bom viver nesta terra!”, disse Orlando.

Ocorrências

Até as 21h, nenhuma ocorrência foi registrada no âmbito da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e da Brigada Arcanjo (bombeiros civis contratados para a festa).

Chuva e atrações

Às 21h11, a chuva aumentou de intensidade e muitos procuraram abrigo nas marquises.

Além do Zé Pereira e do Descendo a Ladeira, o primeiro dia de folia contou também com o Bandão de Carnaval e os Inconfidentes no Choro.

Veja mais imagens. Crédito: Radar Geral
Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.