A pequena Maria Luísa (de apenas 1 mês de vida) está na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito (MG) desde a manhã de sábado (10/5). Ela foi diagnosticada com bronquiolite. O estado dela é grave. “Não foi assim que eu sonhei em passar o meu 1º dia das mães com você. Me dói muito não poder fazer nada para te ajudar, mas tenho fé…”, escreveu a mãe da criança, ontem (11/5), em uma rede social.
A família aguarda tranferência para algum hospital. Segundo o tio da criança, Evaldo da Silva Oliveira, a vaga foi pedida no próprio sábado e poderia ser, inclusive, no Hospital São Vicente de Paulo, de Itabirito.
A bebê foi levada para a UPA por estar com “muita dificuldade de respirar e bem cansadinha”, contou o tio.
“Na UPA, ela está respirando com ajuda de aparelhos. O que eu fiquei sabendo que ela precisa ir para UTI”, relatou Evaldo.
Segundo o site “Cuidando Juntos”, da Pfizer, a bronquiolite é a principal causa de internação de bebês e crianças no outono (atual estação) e no inverno. Por isso, é considerada uma doença perigosa. Em casos mais graves, pode dificultar a chegada do oxigênio aos pulmões, causando danos em outros órgãos.
“Pelo amor de Deus! Temos que correr contra o tempo! Vamos ter fé que essa vaga saia hoje!”, disse o tio.
O Radar Geral procurou a Prefeitura de Itabirito (que responde pela UPA) e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
Leia as respostas da Prefeitura e do Estado em: “Bebê grave na UPA de Itabirito aguarda transferência: Prefeitura e Secretaria de Estado da Saúde respondem“. (Clique no link para acessar a matéria).
Na possibilidade de a criança continuar na atual situação, outras matérias serão, com certeza, publicadas pelo Radar.