Moradores de Itabirito, que foram atingidos pelas fortes chuvas, poderão fazer o Saque Calamidade do FGTS: modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS quando um desastre natural (como as enchentes) atinge sua residência.
O valor só é liberado quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública tenha sido decretado pelo governo municipal ou estado, que é o caso de Itabirito.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220.
Segundo uma fonte da Caixa em Itabirito, ouvida pelo Radar Geral, o dinheiro ainda não está disponível, mas a previsão é que ele seja liberado nos próximos dias. A Prefeitura irá mandar uma documentação para o Comitê Gestor do FGTS, com os laudos da Defesa Civil, demonstrando quais localidades foram atingidas pelas enchentes.
A liberação do FGTS já aconteceu em Itabirito, após enchente de 2021.
Assim que o Comitê Gestor liberar o pagamento, os trabalhadores poderão fazer a solicitação em uma Agência da Caixa, sendo necessário apresentar os seguintes documentos:
Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da calamidade;
Na falta do comprovante de residência, o titular da conta do FGTS poderá apresentar uma declaração emitida pela Prefeitura, atestando que o trabalhador é residente na área afetada;
Documento de identificação do trabalhador;
CPF;
e CTPS física ou CTPS Digital ou qualquer outro documento que comprove vínculo empregatício.
O saque do FGTS Calamidade também pode ser solicitado por meio do aplicativo FGTS. Basta seguir os passos abaixo:
Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
Selecione o município de sua residência e clique em “Continuar”;
Escolha uma das opções para receber seu FGTS: Crédito em conta bancária de qualquer instituição ou sacar presencialmente.
Faça Upload dos documentos requeridos;
Confira os documentos anexados e confirme.
A Caixa irá analisar todas as solicitações. Caso esteja tudo certo, o valor será creditado em conta.
[…] os atingidos pelas chuvas, uma vez que foi decretado o estado de calamidade pública no município, poderão sacar o FGTS? Trata-se de uma questão ainda sem […]
[…] os atingidos pelas chuvas, uma vez que foi decretado o estado de calamidade pública no município, poderão sacar o FGTS? Trata-se de uma questão ainda sem […]