Coronavírus. Imagem: Getty Imagens
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

O boletim epidemiológico da Prefeitura de Itabirito, deste domingo (17), registrou a 37ª morte por complicações decorrentes da Covid-19 no município itabiritense.

Segundo o boletim, apesar de a paciente ter testado negativo duas vezes para a Covid, por razões descritas no boletim, o caso foi considerado de morte pelo coronavírus.

Entenda a situação, lendo a seguir a nota colocada no boletim epidemiológico da Prefeitura de Itabirito:   

“Trigésimo sétimo óbito: foi Covid?

“O trigésimo sétimo óbito, de uma pessoa idosa, ilustra também como é desafiante investigar os óbitos. Essa pessoa teve dois testes de swab negativos. Os testes são muito bons, (mas) podem ter resultado falso negativo. Nesse caso, a pessoa tinha também um quadro psiquiátrico, não tolerava bem inserção do bastão de algodão (“swab”) no fundo do nariz, nem deixava ficar lá uns segundos para absorver secreção. Ou seja, as amostras não eram de boa qualidade. Ela teve contato com caso confirmado, desenvolveu cansaço e alguma dificuldade respiratória que pioraram sua insuficiência renal (insuficiência renal também interfere na respiração, os pulmões tentam compensar a acidose aumentando a frequência da respiração), e ainda por cima teve tomografia mostrando inflamação nos pulmões. A impressão é que a causa principal da morte foi a insuficiência renal, mas os pulmões também tinham uma inflamação por Covid que contribuiu para morte. Com tudo isso, e mesmo a declaração de óbito não tendo mencionado Covid, consideramos que a Covid contribuiu para a morte, e a contamos como mais uma perda pela pandemia”.

Veja a arte do boletim epidemiológico da Prefeitura de Itabirito deste domingo (17):

Arte: Prefeitura de Itabirito.

Compartilhe: