Uma das lojas com cartaz pedindo a reabertura do comércio em Itabirito. Foto: Reprodução de Facebook
Compartilhe:

Cartazes colocados nas portas das lojas fechadas (ou funcionando de forma limitada) pedem a reabertura do comércio em Itabirito (Região Central de Minas). Cerca de 70 pequenos comerciantes aderiram à campanha promovida pela associação “Empresários e Lojistas Unidos de Itabirito”. Por outro lado, a Prefeitura anunciou neste sábado (11) que bares, restaurantes e padarias funcionarão com maior restrição a partir de segunda-feira (13).

“LUTO”: Direita Minas de Itabirito, exibindo fachadas de lojas com cartazes, pede atenção às autoridades em post na sua página de Facebook. Foto: Reprodução

A intenção da campanha dos comerciantes é sensibilizar a Prefeitura para a preservação dos cerca de 3.000 empregos que podem se perder se a situação na cidade continuar como está. Segundo a organização, a reabertura proposta é de forma consciente.

Um dos representantes do movimento, Gonçalo Araújo, empresário há 18 anos no ramo de elétrica, afirma que falta diálogo por parte do prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (do Cidadania).

Segundo Gonçalo, a Prefeitura deveria recorrer da decisão da Justiça que determina que o município siga o Plano Minas Consciente do Governo do Estado de Minas Gerais, como aconteceu em outras cidades. “Afinal, foi o próprio STF (Supremo Tribunal Federal) que decidiu que a gestão do controle da pandemia é dos prefeitos”, disse ele.

Atualmente, Itabirito está onda verde, a de maiores restrições no Minas Consciente.

“Não há casos suficientes da covid-19 em Itabirito que justifiquem a continuidade do fechamento de boa parte do comércio”, acredita ele. Para Gonçalo, um exemplo é a vizinha Ouro Preto que está com uma maior porcentagem de estabelecimentos abertos se comparada a Itabirito. “No município ouro-pretano, o número de mortes é maior e o prefeito não fechou o comércio como está acontecendo aqui”, disse Gonçalo.

Itabirito, nesta sexta-feira (10), apresentou 676 casos confirmados (com duas mortes).  Já Ouro Preto, na mesma data, registrou oficialmente 207 casos confirmado (com cinco mortes).

O movimento em Itabirito não tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Empatia e preocupação

A situação de Gonçalo é mais tranquila que a de outros comerciantes. Isso porque o comércio dele tem autorização para funcionar. “Três mães vieram me pedir emprego para seus filhos. Eu até estou precisando de funcionário, mas não devo contratar por causa da insegurança em nossa cidade”, afirmou. Ele disse que está no movimento por preocupação e empatia.

Bares e restaurantes

Procurado pelo Radar Geral, o prefeito de Itabirito Orlando Caldeira nega que haja falta de diálogo. “Recebo a todos que me procuram”, garantiu ele.

O prefeito afirmou que lamenta a situação e que a Prefeitura recorreu da decisão do juiz de Itabirito. Contudo, “ainda não há resposta para o recurso”, salientou.

Orlando disse que a Prefeitura de Itabirito está cumprindo o Plano Minas Consciente, e que bares, restaurantes e padarias poderão funcionar somente pelo delivery (pedidos por telefone ou via internet) ou por retirada a partir de segunda-feira (13). Consumos nos locais estão suspensos. O motivo tem a ver com mudanças na condução do Minas Consciente.  

“A nossa região está em uma situação complicada com 98% dos leitos de UTI ocupados em Ouro Preto e 90% dos leitos ocupados em Belo horizonte”, disse Orlando.    

Matéria atualizada às 2h15 de 12/07/2020.
Compartilhe:

2 COMENTÁRIOS

  1. Encaminhamos um ofício ao Sr.Prefeito, pedindo a reabertura conciente do comércio, com sugestões e também cobrando agumas atitudes e posturas do município, também nos colocamos a disposição para buscarmos formas de orientar educativamente a população, até o presente momento não obtivemos retorno a não ser pelos decretos publicados.
    Empresários e Lojistas Unidos de Itabirito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui