Wagner, Orlando e Ricardo - candidatos a prefeito de Itabirito. Fotos - Reproduções. Arte - Radar Geral
Compartilhe:

Esta matéria é um compilado de textos enviados à imprensa, nos últimos dois dias, pelas assessorias dos candidatos a prefeito de Itabirito. A equipe da candidata Sara Boratti (UP) não enviou release. O material que chega é discretamente editado pelo Radar Geral. O objetivo da edição é diminuir o tom propagandístico. A ordem em que os candidatos aparecem na matéria é a mesma ordem de chegada dos textos.    

Wagner implantará “Direito na Escola” em Itabirito

O candidato a prefeito de Itabirito, Wagner Melillo (PTB), assumiu o compromisso de implantar o programa “Direito na Escola” em uma reunião com o presidente da 62ª Subseção da OAB de Itabirito, Paulo Santos Barbosa, a professora advogada Natércia Araújo e o advogado José Carlos Gallo na manhã desta quarta-feira (4).

O projeto tem como objetivo implantar nas escolas municipais de Itabirito as disciplinas de “Direito e Cidadania” e “Empreendedorismo e Educação Financeira”, como atividades complementares do ensino fundamental. “A proposta visa incentivar as ações de cidadania e levar noções de direito básicos aos alunos da rede pública de ensino, transformando-os em agentes transformadores”, informou a assessoria do candidato.

Para Wagner, a proposta deve ser ampliada desde a educação infantil. O candidato disse que já existe uma proposta parecida em seu plano de governo.

Wagner (à direita) com membros da OAB de Itabirito. Foto – Divulgação

Segundo o candidato, “não há como não abraçar esse projeto, ele contribui de forma efetiva para a construção do futuro da nossa cidade. Abordar esses assuntos nas escolas transformará as próximas gerações da nossa cidade, tanto na questão econômica como na construção política”, afirmou.

Defensoria Pública e sede da Subseção da OAB Itabirito

Outras pautas abordadas na reunião foram a necessidade da Subseção da OAB de Itabirito em construir a sua sede e a instalação da Defensoria Pública na Comarca de Itabirito.

Segundo a organização é urgente a aquisição de um terreno para a construção de uma sede para a entidade, que deve ter um auditório para no mínimo 200 pessoas, visto que o número de advogados já são 190 pessoas.

O candidato a prefeito assinou um termo de compromisso para firmar sua palavra em auxiliar nos projetos e ações desenvolvidos pela 62ª Subseção da OAB de Itabirito.

Espaço para eventos automotivos em Itabirito

Os candidatos à Prefeitura de Itabirito, Wagner Melillo e Tião Cabeção, afirmaram na live desta terça-feira (3) que vão criar um espaço para eventos automotivos em Itabirito. A live contou com a presença de jovens, organizadores de eventos e candidatos a vereador.

Wagner disse que isso não é promessa de campanha, mas um combinado e que é possível fazer. “Precisamos de gente de atitude em Itabirito. Um dos maiores patrimônios que uma pessoa pode ter na vida é a palavra. A pessoa pode perder tudo na vida, menos a palavra. Eu tenho um patrimônio que é a minha palavra, e não vou perder esse patrimônio em quatro anos. Estamos aqui combinando e vamos fazer. Vamos transformar isso em uma demanda positiva”, disse.

O candidato afirmou que hoje o jovem não tem oportunidade em Itabirito. “Precisamos criar espaços e oportunidade para os jovens. Os jovens querem oportunidade para escutar o som deles. Cidade inteligente escuta as pessoas e cria políticas públicas para resolver os problemas, e é isso que nós vamos fazer”, ressaltou.

Segundo o organizador de eventos, Dalmo Conceição, nunca um prefeito de Itabirito deu apoio a essa classe. “O Wagner e o Tião estão de parabéns pela iniciativa. Trabalho com eventos há 10 anos, e sei que essa iniciativa vai ajudar todos os jovens da nossa cidade”, disse.

Durante a live, os candidatos também destacaram que essa proposta vai fomentar a economia local, oferecendo mais oportunidade para os vendedores ambulantes, trazendo turistas e movimentando o setor hoteleiro.

“Mulheres no rumo certo”: apoiadoras de Orlando se reúnem mais uma vez

A campanha de Orlando Caldeira e Dr. Elio da Mata (ambos do Cidadania) realizou na quarta-feira (4) mais um encontro do grupo “Mulheres no rumo certo”. Trata-se de um grupo de apoiadoras dos candidatos citados.

Encontro de mulheres que apoiam Orlando para prefeito. Foto – Divulgação

“Com a presença de várias candidatas a vereadora da coligação, o bate-papo discutiu pautas como o plano de governo de Orlando Caldeira e Dr. Elio da Mata para as mulheres de Itabirito e a importância do empoderamento e da participação feminina na sociedade e na política local”, informou a assessoria do candidato.

Recorde: mulheres candidatas

Segundo a assessoria, a coligação “Transforma Itabirito” é recordista (de candidatas mulheres) nesta eleição para a Câmara, contando com 27 candidatadas ao cargo de vereadora.

“Os números confirmam o apoio do público feminino a Orlando Caldeira e Dr. Elio da Mata, reconhecidos pela valorização das mulheres na gestão municipal”, informou a assessoria dos candidatos à reeleição.

Ricardo e Ezio fazem roda de conversa para ouvir jovens de Itabirito

Ricardo durante roda de conversa com jovens. Foto – Divulgação

“Uma roda de conversa realizada na quarta-feira (4) marcou o  apoio de jovens à candidatura de Ricardo Oliveira e Ezio Pimenta”, informou a assessoria dos candidatos do Avante.

Principais propostas de Ricardo e Ezio apresentadas para os jovens:

– Implantação do Programa primeiro emprego.

– Implantação do Programa trabalho na palma da mão.

– Implantação do Programa CDL Escola.

– Fomentação do esporte.

– Fomentação da cultura e do entretenimento.

– Capacitações no Núcleo da Juventude.

– Reestruturação do Conselho da Juventude.

– Implantação de reforço preparatório para o Enem.

Na oportunidade, Ricardo destacou o programa “Trabalho na palma da mão”, implantação do projeto “Primeiro emprego” e o retorno do “Núcleo da juventude”. “Vamos dar oportunidade para o jovem no primeiro emprego, capacitando para o comércio de Itabirito”, afirmou.

Ezio comentou sobre as aulas de reforço de preparação para o Enem. “Queremos fortalecer o nosso ensino municipal para que nossos alunos tenham oportunidade de ingressar nas universidades federais”, disse.

Ricardo mencionou a lei do passe livre para estudantes. “Eu sempre gosto de me lembrar da lei do passe livre que possibilitou que nossos jovens estudassem nas cidades próximas”, ressaltou. 

Júlia Emboava, de 25 anos, comentou que a roda de conversa foi muito esclarecedora. “Foi um momento de interação em que eles mostraram o compromisso com a nossa geração mais jovem e os projetos destinados a nós! É muito gratificante saber que temos um candidato que nos ouve, e se importa conosco”, opinou.

Por sua vez, Ana Carolina Martins, também de 25 anos, afirmou que nunca viu um candidato falando tão próximo dos jovens. “As pessoas que estão votando pela primeira vez ou que não tem relação com a política mais antiga da cidade em regra não são ouvidas. Acredito que isso (a aproximação com os jovens) seja um sinal super positivo de mudança, uma vez que na campanha o Ricardo já vem demonstrando o intuito de quebrar a velha política”, comentou e ainda questionou: “Se na campanha é assim, imagina o tanto de coisa que ele não pode fazer sendo nosso prefeito?”.

Compartilhe: