A senhora Ijacy é mais uma vítima da Covid em Itabirito. Foto- Reprodução
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Ijacy Simões de Aguiar (de 71 anos) é a 98ª vítima da Covid-19 em Itabirito (Região Central de Minas). Ela morreu na manhã desta terça-feira (20/4), em Belo Horizonte. “Minha tia era uma pessoa alegre, prestativa, amiga de todos, dedicada à família. Só tenho boas lembranças dela”, disse o sobrinho de Ijacy, o engenheiro Antônio Simões Neto, conhecido como Tuniko Simões, secretário de Obras da Prefeitura de Ouro Preto.

Ijacy era irmã dos ex-vereadores Ivacy Simões e Ilacy Simões. Ivacy assumiu a vereança por diversas vezes e, inclusive, foi presidente da Câmara de Itabirito.   

Ilacy, Ijany e Ivacy. Foto – Reprodução

Internação e família

Ijacy estava internada desde 29 de março na UTI do Hospital Santa Rita. Além de estar com a Covid-19, segundo a família, ela tinha lúpus – doença autoimune que faz com que as células de defesa ataquem as células saudáveis do corpo.

Ela morava no bairro Santa Efigênia e era casada há anos com o senhor Antônio Aguiar. Ijacy deixa duas filhas e quatro netos.

O corpo será enterrado nesta quarta-feira (21/4), no Cemitério São João Batista, de Itabirito.


Em pé: Idacy, Ilacy e Idany. Assentados: Ijacy, Itany, Ijany, Ivacy e Ivany. Faltando na foto apenas o Irany, que reside em Santo Hipólito. A alegria faz parte da união sempre existente entre os irmãos, um trabalho de educação dos saudosos e queridos: Sr. Simões e Dona Auxiliadora. Foto – Reprodução de Facebook. Texto da legenda: Ivacy Simões

Boletim epidemiológico

Sem citar nome nem sequer o sexo da paciente, o boletim epidemiológico da Prefeitura de Itabirito informou (referindo-se à Ijacy): “Recebemos informe de óbito que estava em UTI há mais de quatro semanas, pessoa idosa, com comorbidades, estava em outro município”.

E o boletim continuou: “A taxa de mortalidade entre pacientes intubados chegou a mais de 80%, e à medida que as UTIs se esvaziam, podem receber pacientes menos graves e não intubados, portanto a mortalidade diminui”.

Santa Casa, UPA HSPV

Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (hospital referência para a Região dos Inconfidentes), a ocupação é de 30,77%.

Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 100% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, quatro são de Itabirito.

Dos 14 pacientes com Covid internados no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito, não há nenhum grave.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Itabirito, há três pacientes na Ala Covid, dois aguardando vaga para UTI (nenhum intubado), e um caso leve.

Melhora

“Tendência de melhora dos números, com queda de sintomáticos respiratórios que procuram consultas, bem como redução também na demanda por vagas para internações. Estado começa a considerar regressão para ‘Onda amarela’, faltando apenas esvaziar mais a ocupação das UTIs”, informou o boletim.

Veja mais números da Covid em Itabirito:

Arte; Prefeitura de Itabirito

Compartilhe: