O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, de hoje (14/5), informou que a incidência da Covid-19 em Itabirito (Região Central de Minas) teve queda nítida de 46% em relação a duas semanas atrás, contudo, “em Belo Horizonte, está se mantendo alta, em platô”, advertiu.
O boletim ainda garante que o cenário geral é de melhora, “com incidência se mantendo alta em Belo Horizonte, e indicadores de ocupação de UTI, apesar da queda, também altos”, salientou.
112 mortes
Apesar de Itabirito estar em uma situação um pouco mais confortável quando o assunto é a pandemia, mais uma morte de um morador do município foi registrada pelo boletim epidemiológico nesta sexta-feira.
Agora, ao todo, são 112 perdas por complicações decorrentes da Covid-19 em Itabirito. “Foi o 18º óbito de alguém que estava aguardando vaga para UTI e não resistiu”, informou o boletim.
Há ainda uma morte em investigação, em Itabirito.
Recuperados em Itabirito
Segundo o boletim, o município tem 10.943 casos confirmados da Covid, e 10.662 casos de pessoas que se recuperaram da doença.
Santa Casa, HSVP, UPA
Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (hospital referência para a Região dos Inconfidentes), a ocupação é de 66,67%.
Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 100% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, quatro são de Itabirito.
Incluindo os pacientes em Ouro Preto, há nove pacientes de Itabirito em UTIs.
São cinco pacientes com Covid internados no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito, um com indicação de UTI.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) itabiritense, há uma paciente, com vaga já obtida na UTI de Ouro Preto (em transferência e já computada entre os quatro pacientes de Itabirito internados no hospital ouro-pretano).