Ouro Preto (Região Central de Minas) – “A Justiça Federal reconheceu todas as argumentações da Prefeitura em defesa da Praça Tiradentes como coração do Carnaval de Ouro Preto. A praça é do povo, como o Carnaval é nosso patrimônio imaterial. E a Prefeitura tomou todas as precauções. Nós temos todas as licenças, todos os atestados, todas as provas de que o Carnaval irá transcorrer em plena tranquilidade, com toda a segurança (…). Aquelas pessoas que tentaram embaraçar a festa, promover a interdição da praça, impedir que nós tivéssemos um Carnaval, essas pessoas, que estão sempre tentando atravancar a ação da Prefeitura de Ouro Preto e prejudicar o nosso povo, foram derrotadas por decisão da Justiça (…)”.
Essas foram as palavras do prefeito Angelo Oswaldo, de Ouro Preto, em vídeo divulgado na tarde desta quinta-feira (8/2), ao comemorar, em tom de desabafo, a vitória da Prefeitura na Justiça.
Apesar do aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Ministério Público acionou a Justiça Federal contra a folia nesta praça em específico, colocando em xeque a segurança do local e afirmando que o Município não havia tomado os cuidados necessários para a segurança no espaço histórico para realizar a festa, principalmente no que diz respeito ao sistema elétrico do local.