Espetáculo Auto da Compadecida. Foto - Prefeitura de Itabirito
Espetáculo Auto da Compadecida. Foto - Prefeitura de Itabirito
Compartilhe:

Crianças, adolescentes, adultos e idosos acompanharam a cena “Coisas de Família” e com o espetáculo “Grão”, realizados em comemoração aos 25 anos do Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação e aos 49 anos da Associação Cultural Os Canarinhos, respectivamente.

Ocorridas no último domingo, dia 25 de setembro, as apresentações encerraram o 6º Festival de Teatro de Itabirito, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo.

“É motivo de alegria promover o maior Festival de Teatro de Itabirito, valorizando a cultura, a arte da cena, a tradição do teatro de grupo e, principalmente, os artistas locais. Investir em cultura é investir em futuro, educação, em economia criativa e sustentável e troca de experiências, promovendo Itabirito como referência em inovação”, disse o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania).

Canarinhos de Itabirito. Foto – Prefeitura
Cenas, espetáculos, ensaios e muito mais

Ao longo da programação do Festival, 24 apresentações culturais – sete delas realizadas por grupos locais – movimentaram a cena teatral de Itabirito. As intervenções aconteceram no Complexo Turístico da Estação, no Parque Ecológico Municipal e no Atelier de Artes Integradas.

Temas cotidianos foram discutidos por meio de recursos visuais, musicais e teatrais. “Uma cidade que investe em arte e entende sua importância no contexto social da população terá cidadãos mais sensíveis, mais críticos”, ressaltou o diretor artístico e produtor da companhia Teatro Negro e Atitude, Marcos Vinícius de Carvalho.

Espetáculo Auto da Compadecida. Foto - Prefeitura de Itabirito
Espetáculo Auto da Compadecida. Foto – Prefeitura de Itabirito
Inclusão

As intervenções artísticas envolveram públicos de diversas idades. “A peça foi boa, porque a gente aprendeu que não se deve ignorar ninguém pela aparência”, disse Daniel Gurgel, aluno da Escola Estadual Professor Tibúrcio.

A colega de Daniel, Larissa Ribeiro, também valorizou a peça “Operação Romeu + Julieta”, da companhia Casa Volante. “Achei legal. Aprendi que as pessoas são diferentes, mas conseguem ser legais umas com as outras”, afirmou.

Veja fotos do 6º Festival de Teatro de Itabirito envidas pela Prefeitura. Clique na imagem para ampliá-la:

Compartilhe: