Espaço TFB em São Gonçalo do Bação. Foto - reprodução.
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – O Terminal Ferroviário de Bação (TFB), que está sendo instalado no distrito de São Gonçalo, anunciou nesta segunda (4/3) que irá fomentar e facilitar o transporte de cargas sólidas a granel pela ferrovia MRS Logística S.A. “Investir no grande potencial ferroviário do Brasil significa impulsionar o país no rumo das melhores práticas mundiais em segurança, eficiência energética e, principalmente, responsabilidade ambiental”, informou a empresa.

No Brasil, a extensão de redes ferroviárias representa cerca de 30 mil quilômetros e, de acordo com o Plano Nacional de Logística 2035, é previsto um aumento da participação do sistema ferroviário no país em 30% nos próximos anos.

“Uma das funções do TFB é viabilizar o uso da ferrovia no trecho existente no distrito de São Gonçalo do Bação, frente norte da Ferrovia do Aço, inaugurado há cerca de 40 anos, para transporte de cargas a granel de longa distância. Esse modelo de transporte é considerado mais seguro, eficiente e sustentável. Possui um custo menor, gera competitividade econômica para a região, reduz custos logísticos e permite um transporte mais seguro”, salientou o TFB.

Além de tudo isso, o Terminal Ferroviário de Bação pretende criar mais de 100 empregos formais diretos, fora os indiretos; visa ainda fortalecer a economia local, gerar demanda por diversos serviços e criar boas perspectivas para a região de Itabirito-MG.

O TFB vem estabelecendo uma relação de respeito e confiança com a comunidade e não tem medido esforços no que diz respeito ao investimento social e o diálogo com o propósito de transformar e construir a empresa junto com a comunidade. É um trabalho constante que une o desenvolvimento responsável ao sustentável, voltado à promoção das pessoas, apoiando as ações que envolvem à comunidade e geram valor social e ambiental. O foco é investir em iniciativas que gerem futuro e renda para a população.

Um exemplo disso é o Espaço TFB, inaugurado no distrito de São Gonçalo do Bação, que representa um marco dedicado ao avanço socioeconômico e cultural da região. Outros exemplos de ações são: apoio às festas, feiras, eventos e projetos, ajudando a manter viva as tradições locais; oferecimento de cursos de diferentes especialidades, desde o inglês para crianças e adolescente a cursos de maquinários, pães e doces; apoio em campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul e Natal Solidário, entre outras iniciativas.

A preservação ambiental é uma das prioridades do TFB. Para a formalização do processo de licenciamento ambiental do empreendimento, foram elaborados os seguintes estudos ambientais: o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e do Plano de Controle Ambiental (PCA), além de outros estudos como o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), Projeto de Intervenção Ambiental (PIA), Programa de Comunicação Social (PCS) e Programa de Educação Ambiental (PEA).

Vale ressaltar que, dado interesse da empresa em fortalecer a relevância da proteção ambiental. os estudos ambientais foram elaborados com um conteúdo significativamente mais amplo e aprofundado do que o exigido pela legislação, com o intuito de permitir o diagnóstico integral de todos os fatores ambientais, potencialmente atrelados à realização da atividade.

Comparado com o modal rodoviário, a ferrovia emite até 75% menos gases poluentes, reduzindo ainda a circulação de caminhões e a ocorrência de acidentes. A utilização do TFB, do ponto de vista ambiental, permitirá importante diminuição do tráfego de carretas na BR-040 e no Anel Rodoviário de BH, e acarretará na redução de emissão de cerca de 14.000 ton/ano de CO₂.

Além disso, considerando o projeto da Prefeitura Municipal, apoiado pelo TFB, de melhoria das vias municipais, o município e a comunidade ganharão uma nova alternativa de qualidade para acesso à BR 040, porporionando importante melhoria de acesso e agilidade em casos de emergências.

Compartilhe: