Uma carreata está agendada para sábado, 17 de fevereiro, às 10h, na Avenida Toronto, no Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Central de Minas Gerais, como forma de protesto dos moradores que exigem melhorias urgentes na BR-040.
O Movimento SOS 40, composto por residentes das cidades atravessadas pela BR-040, lidera a iniciativa, destacando a necessidade de trevos seguros, barreiras centrais e áreas de escape ao longo da via. A ação, planejada para não interferir no tráfego nem bloquear a rodovia, visa chamar a atenção das autoridades para a situação.
De acordo o jornal Estado de Minas, com base na Polícia Rodoviária Federal (PRF), apenas no primeiro semestre de 2023, a BR-040 testemunhou 91 vítimas fatais em acidentes, ultrapassando a BR-381, conhecida como a “rodovia da morte”, com 79 mortes no mesmo período.
Entre as exigências do grupo estão a instalação de áreas de escape, barreiras centrais nos trechos com histórico de colisões frontais, a implementação de balanças para caminhões de carga, a duplicação do trecho entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete, além de regulamentações para o transporte de minério e um aumento na presença da PRF.
O Movimento SOS 40 direciona as demandas ao Governo Federal, pedindo intervenções imediatas. No entanto, ressalta que, mesmo com tais melhorias, o transporte de minério muitas vezes exige o uso de estradas particulares.
A BR-040 passa por Belo Horizonte, Itabirito, Moeda, Belo Vale, Ouro Preto e Congonhas.