Obra feita pelo Saae no bairro de Lourdes, em Itabirito. Foto - Saae de Itabirito
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas ) – Para melhorar o abastecimento de água na Rua Brasil, no bairro de Lourdes, a equipe do Saae substituiu cerca de 15 metros de tubos de amianto por PVC 40 milímetros. As obras foram iniciaram na segunda-feira (29/9) e finalizadas no dia seguinte.

“Essa intervenção faz parte do processo de modernização da estrutura de saneamento do município promovendo melhorias para os cidadãos. A atividade ainda influência na segurança da rede e no aumento da vazão do fornecimento de água”, informou o Saae.

A gerente técnica da autarquia, Heloísa França, explicou que os tubos de amianto são muito antigos e vinham causando vazamentos constantes. Ela contou que a troca vai melhorar os serviços oferecidos aos usuários.

“Com os novos tubos em PVC 40 mm, esperamos aumentar a vazão da água e diminuir o número de rompimentos e vazamentos, gerando menos manutenções na rede e transtornos para os usuários”, disse.

Instalação da tampa de inspeção em caixa de passagem no Santa Efigênia

O Saae ainda informou que sua equipe de Drenagem promoveu a manutenção em uma caixa de passagem de águas pluviais localizada nas esquinas das ruas José Benedito e Capitão Serafim, no bairro Santa Efigênia, no último domingo (3/10).

A caixa de passagem estava com uma tampa provisória fechada, sendo necessário instalar uma tampa com um PV para realizar inspeção interna.

Melhoria que vai permitir manutenção mais eficiente da rede do Santa Efigênia, em Itabirito. Foto – Saae de Itabirito

Além disso, a equipe fez uma limpeza da caixa retirando folhas, plásticos e outros objetos.

O chefe de Drenagem, Rafael Pereira, explicou que é obra de grande importância, pois a caixa de passagem é uma câmara destinada a permitir visitas para trabalhos de manutenção nas tubulações das redes pluviais e de esgotos sem que haja a necessidade de se fazer escavações no solo.

Segundo Rafael, as intervenções são feitas periodicamente e são muito importantes para o bom funcionamento das tubulações das redes pluviais.

“Manter os bueiros e as caixas de passagens limpas e desobstruídas é uma preocupação para evitar vazamentos nos períodos de fortes chuvas”, afirmou.

A caixa de passagem também tem a função de interligar diferentes redes de tubulações. Os poços são construídos usando tubos de concreto enterrados no sentido vertical, entre o nível da rua e o nível onde estão enterradas as tubulações.

Caixa de passagem, bairro Santa Efigênia. Foto – Saae de Itabirito

Matéria feita com base em informações da Comunicação do Saae de Itabirito.

Compartilhe: